Música é instrumento de sensibiliza??o
M?sica ? instrumento de sensibiliza??o A boa m?sica vem sendo mal utilizada por pais e educadores, que perderam o h?bito de cantar e dan?ar para contribuir com a educa??o das crian?as
*Colabora??o
25/06/2008
Musicoterapeuta, atriz e cantora, Bia Bedran explica a import?ncia da m?sica para o ensino infantil. Segundo ela, a m?sica faz parte da vida do ser humano desde que ele est? na barriga da m?e e o acompanha at? a morte.
Para Bia, ensinar m?sica na escola ? algo que vai al?m de fazer melodias que facilitem o aprendizado de conte?dos escolares.
"At? funciona, mas n?o ? a fun??o maior da m?sica na escola. A m?sica ? muito mais importante na forma??o do ser, ela ? um instrumento de sensibiliza??o do indiv?duo"
. A musicista acrescenta que o importante ? que os professores levem aos seus alunos as cantigas e acalantos do cancioneiro popular para que a crian?a usufrua do que ? belo.
Bia chama a aten??o para a participa??o dos professores na educa??o musical infantil. "A m?dia mostra uma m?sica que n?o ? legal, ent?o, o professor hoje tem uma responsabilidade ainda maior, ele tem que saber cantar e dan?ar. Esse ? um instrumento fant?stico na educa??o"
, ressalta.
Ela acrescenta que o professor deve trabalhar todos os sons de forma a equilibrar
a m?sica externa e interna da crian?a. "Cantamos para orar, para brindar, para amar, ent?o, quando a gente usa esse material sonoro dentro de sala de aula para fazer um trabalho de integra??o dessa m?sica externa com a interna, a m?sica ganha um car?ter formador"
.
Boa influ?ncia
"A crian?a conhece o ambiente musical ao redor. Ela ouve o som dos passarinhos
ou dos engarrafamentos ou dos tiros... ?s vezes tudo isso junto. E tamb?m recebe o som que os pais levam para ela. Se os pais s? levam m?sica ruim, o paradigma dela vai ser esse"
.
Uma dica que Bia d? aos pais ? que eles cont?m hist?rias que com
musicalidade. E se o talento do papai e da mam?e para trazer essa musicalidade
para os pequenos, ela j? vai logo dizendo: "muitos artistas t?m repert?rio voltado
para crian?as"
.
Apesar de haver esse segmento espec?fico de m?sicas de qualidade para crian?as, Bia garante que n?o ? preciso que as can?es sejam infantis porque a m?sica popular brasileira ? muito rica e "a crian?a consegue usufruir do que ? belo e do que ? porcaria tamb?m"
, diz.
Exerc?cio di?rio
Bia Bedran ensina que a m?sica n?o pode ficar restrita ao dia da aula de m?sica,
tem que ser um exerc?cio di?rio. "? importante que tenha o momento de ouvir a m?sica erudita, de deitar no ch?o, ouvir estilos de m?sica variados, se deixar
penetrar pelos sons. ? uma constru??o cotidiana"
.
H? estudos feitos nos Estados Unidos e na Europa que comprovam cientificamente que crian?as educadas com boas m?sicas apresentam desenvolvimento f?sico melhor, segundo Bia. A m?sica trabalha a movimenta??o corporal e psicomotora, que ? fundamental para o seu desenvolvimento, em especial, hoje em dia, que as crian?as passam boa parte do tempo em frente ao computador.
"toca a alma"
,
como diz a cantora para quem a m?sica ? "um toque de afeto que acalanta, faz
lembrar, voltar no tempo, ir para o futuro"
.
Para a especialista, iniciativas como as bandinhas, comuns em d?cadas passadas, s?o muito eficazes, porque organizam e d?o orgulho ? crian?a que aprende a tocar um instrumento e a hora certa de entrar e fazer um bom trabalho de equipe. A bandinha ? educadora e socializadora.
Bia Bedran refor?a a import?ncia do di?logo com a barriga durante a gesta??o e das cantigas de ninar para o desenvolvimento do gosto musical. "A crian?a se reconhece quando ouve uma boa m?sica infantil, bem tocada. Ela tira os pezinhos do cotidiano
e volta. Ela sai, olha ao redor e retorna para dentro de si"
.
Cr?ticas
Ela comenta que tem muita gente boa produzindo esse tipo de m?sica. "S?o pessoas
talentosas do Rio, de S?o Paulo, de Minas.. inclusive de Juiz de Fora, que n?o aparece porque a m?dia s? toca os sucessos do momento"
, diz.
Outra cr?tica ? ? pr?pria educa??o acad?mica. "N?o h? uma disciplina na faculdade
que ensine m?sica"
, lamenta. A musicista lamenta tamb?m que a m?sica erudita
n?o seja mais t?o trabalhada porque como ela n?o tem letra, o professor tem que
ensinar os sentidos ocultos da m?sica.
*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF