MEC planeja mudanças no ensino médio

Por

MEC planeja mudanças no ensino médio Proposta busca integrar conteúdos com as atividades diárias e a melhor preparação dos alunos para o novo Enem. Em JF, João XXIII pode aderir


Daniele Gruppi
Repórter
5/5/2009

O Ministério da Educação (MEC) planeja mudanças no ensino médio com a intenção de estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos. O objetivo é integrar os conteúdos com as atividades diárias, melhorando a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e tornando-a mais atraente. Atualmente, o ensino médio tem a maior evasão da educação básica.

A proposta tem cinco questões a serem discutidas. A primeira é estudar a mudança da carga horária mínima do ensino médio para três mil horas – um aumento de 200 horas a cada ano. Outra mudança é oferecer ao aluno a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola.

Faz parte ainda da proposta a valorização da leitura e a garantia da formação cultural ao aluno. A mudança também inclui a possibilidade de os professores associarem teoria e prática, com grande ênfase nas atividades experimentais, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber.

Atualmente, o ensino médio é dividido em12 matérias (português, matemática, biologia, química, física, geografia, história, filosofia, sociologia, artes, educação física e língua estrangeira). A ideia do MEC é passá-las para grupos maiores: exatas e biológicas, línguas, matemática e humanas. As alterações atenderiam ao programa de estudo do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pode substituir o vestibular tradicional nas universidades federais.


ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.