Oferta de estágio cresce 150% em Juiz de Fora

Por

Oferta de estágio cresce 150% em Juiz de ForaAtualmente, mais de 500 vagas de estágio estão sendo oferecidas na cidade, por meio do CIEEMG. Aumento deve-se à reestruturação das empresas

Clecius Campos
Repórter
2/3/2010

A oferta de vagas de estágio em Juiz de Fora está pelo menos 150% maior em março. De acordo com dados do Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais (CIEEMG), atualmente, mais de 500 oportunidades para estudantes estão sendo oferecidas na cidade. Normalmente, a oferta mensal é de 200 vagas.

"O aumento deve-se à reestruturação das empresas, que ocorre no início do ano. Os empreendedores mudam quadros, projetam objetivos e essas alterações envolvem pessoas. O estagiário é o futuro profissional, por isso a oferta", analisa a supervisora do CIEEMG, Thereza Rampinelli. Para Thereza, outro fator que pode estar alavancando a demanda por aprendizes é o crescimento da economia. "As autoridades acreditam que 2010 será um ano próspero, apoiadas no otimismo do presidente [Luíz Inácio Lula da Silva - PT] de crescimento econômico de 5,8% no ano. Os empresários acreditam no país e investem em contratações e treinamentos."

As vagas estão distribuídas em três grandes grupos de formação: 40% delas são destinadas a acadêmicos do ensino superior, 30% a estudantes do ensino médio e os outros 30% para alunos de cursos técnicos. As áreas de atuação são variadas. "As oportunidades estão presentes em pequenas, médias e grandes empresas. O cuidado que temos é encaminhar o aluno para o exercício de atribuições que sejam condizentes com sua formação, seguindo o que a lei preconiza."

Também definida pela Lei 11.788/08, conhecida como Lei do Estágio, é a carga horária máxima dos estágios, que não pode ultrapassar seis horas diárias nem exceder 30 horas semanais. "Um estagiário de medicina, por exemplo, pode ser requisitado no final de semana, pois a lei permite. O importante é seguir os intervalos para estar de acordo com a legislação", alerta. A remuneração de estágios em Juiz de Fora varia de R$ 300 a R$ 500, mais o vale-transporte, que é um direito do aluno.

Perfil do estagiário e contratação

Os textos são revisados por Madalena Fernandes