Manter a calma e relaxar são essenciais na reta final para o Pism
Manter a calma e relaxar são essenciais na reta final para o PismNos momentos finais, pegar em livros e apostilas é válido apenas para revisar pontos de dificuldade em algumas matérias. Provas dos Pism I e II começam no domingo
Colaboração
10/12/2010
Na etapa final dos estudos para as provas de ingresso em uma faculdade, o mais importante é o aluno manter a calma e relaxar, sem estudar o dia inteiro. É o caso dos estudantes que vão fazer o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a partir deste domingo, 12 de dezembro. Nos momentos finais, pegar em livros e apostilas é válido apenas para revisar pontos de dificuldade em algumas matérias.
"Nos dias que antecedem as provas, o mais importante é os estudantes tirarem as maiores dúvidas das matérias, sem estudar excessivamente", afirma o professor de matemática Willian David Hallack. Ele acredita que o estudo deve ser realizado durante a semana para que os finais de semana possam ser de descontração. "O aluno que estuda bem de segunda a sexta-feira, com uma média de seis horas por dia, não precisa estudar nos finais de semana."
O coordenador pedagógico Sérgio Castro afirma que os professores devem passar motivação e tranquilidade para os alunos. "Agora, nos momentos que antecedem as provas, o aluno tem que ter segurança de que tudo vai dar certo", acredita o coordenador. Ele trabalha em um cursinho preparatório da cidade que oferece aos alunos acompanhamento com psicólogos durante todo o ano e também palestras explicativas e motivacionais sobre as provas de ingresso.
Castro analisa que nos últimos anos aumentou o desinteresse dos alunos para fazer a seleção do Pism e aponta dois motivos para a situação. "Há alguns anos, correm boatos de que o Pism vai acabar e isso desmotiva a preparação dos alunos. Outro fator, o mais grave, é a crescente falta de interesse em estudar dos próprios estudantes", afirma o coordenador. Castro considera que as últimas gerações parecem não ter motivação para o estudo como as gerações passadas. "A grande quantidade de faculdades particulares e a pouca restrição para ingressar nelas, faz com que os alunos relaxem na hora de estudar. Quando a família se propõe a pagar a mensalidade de um curso privado, parece que o desinteresse em tentar um curso federal aumenta", afirma o coordenador.
- Contagem regressiva para o Vestibular - E agora, como me preparar?
- Controle da ansiedade e da alimentação são importantes para garantir bons resultados no Enem
O que pensam os estudantes
Do domingo, 12, a terça-feira, 14, 13.906 candidatos vão fazer as provas de seleção do Pism I e II da UFJF. Os exames começam sempre às 14h e é recomendável que o candidato chegue ao local de prova com até uma hora de antecedência para evitar atrasos e não ser impedido de realizar o processo seletivo. A principal recomendação feita pela UFJF aos candidatos é quanto à proibição do uso de aparelhos eletrônicos durante as provas, como celulares e relógios. É vetado também o uso de bonés e óculos escuros. Garrafas com líquidos devem ser transparentes e as comidas não podem ter cheiros fortes ou mesmo estar em embalagens que possam fazer barulho. O aluno deve levar documento de identidade e o comprovante definitivo de inscrição, disponível no site do vestibular. Caso não consiga fazer a impressão do arquivo, o candidato pode enviar e-mail para o endereço vestibular@ufjf.edu.br da Comissão Permanente de Seleção (Copese). *Eliza Granadeiro é estudante do 6° período diurno de comunicação Social da UFJF Os textos são revisados por Thaísa Hosken.Recomendações para o Pism