Sai resultado do Vestibular e do Pism III da UFJF

Por

Sai resultado do Vestibular e do Pism III da UFJFOs dois resultados foram divulgados nesta sexta, mas devido à necessidade de alterações, o do Pism III chegou a ser retirado do site pela manhã

Aline Furtado
Repórter
25/2/2011

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, o resultado do Vestibular 2011 e do Programa de Ingresso Seletivo Misto III (Pism III). A instituição chegou a anunciar, após o resultado do Pism III ter sido retirado do site da instituição, no período da manhã, que o mesmo só seria divulgado na próxima segunda-feira, dia 28. Entretanto, a divulgação foi antecipada para a noite desta sexta-feira.

"Depois de disponibilizarmos, percebemos a necessidade de pequenas alterações em função dos recursos protocolados na última terça-feira [dia 22]", explica o pró-reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone. Segundo ele, as alterações necessárias foram pequenas e a retirada foi realizada por motivo de segurança e confiabilidade das informações. Dos 326 recursos recebidos, foram deferidos 17 do Vestibular e 16 do Pism III.

A decisão foi criticada pelo coordenador de um colégio da cidade, José Mário Brunelli Sofa. "Estava verificando o resultado com alguns alunos e, de repente, sumiu tudo. Isso é péssimo para os estudantes, já que temos uma expectativa altamente negativa. A universidade teve tanto tempo para se programar e cometer falhas como esta." Ele destaca, ainda, a dificuldade de acesso na data de divulgação das notas do processo seletivo, na última segunda-feira, dia 21. "No dia, ninguém tinha acesso a nada."

Medicina tem maior nota de corte no Vestibular

O curso de Medicina foi o de maior nota de corte, obtida por um candidato do grupo C, formado pelos não optantes pelas cotas, que somou 75,6 pontos em cem pontos possíveis. "Não vimos muitas surpresas no resultado do Vestibular. As maiores variações estiveram com Medicina e Comunicação Social, além de termos a Engenharia voltando a ter um peso maior", analisa Sofa, referindo-se ao curso de Engenharia Civil, que teve o segundo ponto de corte mais alto, 71,8 no total.

De acordo com o coordenador de comunicação e marketing de um curso da cidade, Alfredo Portugal, duas possibilidades podem explicar o fato de a nota de corte de Medicina, que também foi a maior no concurso do ano passado, ter caído entre os dois vestibulares. No ano passado, a nota de corte do curso foi de 81,7 pontos. "Creio que a queda se deva ao fato de a nota da primeira fase deste ano não se juntar à nota da segunda etapa. Além disso, a complexidade das provas também pode explicar."

Maiores notas de corte do Vestibular
Grupo A Grupo B Grupo C
Medicina 63,4 Medicina 64,9 Medicina 75,6
Direito Noturno 51,6 Psicologia 55,3 Engenharia Civil 71,8
Direito Diurno 50,1 Direito Diurno 53 Engenharia de Produção 69
Psicologia 49,9 Direito Noturno 52,6 Direito Diurno 69
Alunos prejudicados

Na análise de Portugal, o processo como um todo trouxe prejuízo aos estudantes. "A preparação teve início no mês de fevereiro. A menos de cem dias para as provas, a UFJF mudou o processo, com a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] como a primeira fase do processo."

Portugal também faz críticas ao adiamento do resultado do Pism III. "Mesmo diante de alguns contratempos, todo o cronograma havia sido cumprido até então. Mas este foi um erro grave, disponibilizar um documento para consulta e retirá-lo do ar. Por isso, é preciso que um modelo mais efetivo seja definido e adotado."

Período de matrícula

Os aprovados para o primeiro semestre devem efetuar a matrícula entre os dias 2 e 4 de março, de acordo com os grupos formados pelos cursos. Os candidatos que começarão as aulas em agosto, no segundo semestre, devem efetuar o registro nos dias 15 e 16 de março, também com dias específicos (ver quadro abaixo). A matrícula deverá ser feita pelo próprio candidato e, em caso de impossibilidade de comparecimento, poderá ser efetivada por meio de procuração simples. É preciso levar caneta de tinta azul ou preta.

O primeiro edital de reclassificação será divulgado no dia 21 de março, às 17h, no site da instituição. As vagas que não foram preenchidas no concurso ou após a matrícula serão repassadas aos excedentes, respeitando os critérios dos grupos e dos programas.

Março

Dia 15
  • 8h às 11h30 - Cursos: Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social, Direito, Letras, Ciência da Computação, Bacharelado em Sistema de Informação, Educação Física, Pedagogia e Fisioterapia
  • 13h30 às 17h - Cursos: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência Humanas, História, Engenharia Elétrica, Serviço Social, Engenharia Social, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Enfermagem
Dia 16
  •  8h às 11h30 - Cursos: Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Odontologia e Nutrição 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken