Juiz de Fora tem calendário de volta ?s aulas escalonado até mavão
Juiz de Fora tem calendário de volta às aulas escalonado até março
Repórter
Um total de 112,5 mil estudantes das redes pública e privada de ensino voltam às salas de aulas, para início do primeiro semestre letivo do ano, entre esta quarta-feira, 1º de fevereiro, e o mês de março.
Nesta quarta-feira, 1º, foi a vez de retornarem às atividades estudantes de setenta escolas da rede municipal. Os demais estudantes, das outras trinta instituições municipais, têm o retorno previsto para a próxima terça-feira, dia 7.
A rede municipal conta com 45,5 mil alunos, incluídos em turmas de Educação Infantil, com crianças de quatro e cinco anos; Ensino Fundamental, em turmas do 1º ao 9º ano; e Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com informações da Secretaria de Educação (SE), os 2.185 atendidos pelas creches municipais também retornaram às atividades nesta quarta-feira, 1º.
Já a maioria das escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais, 90%, têm retorno das aulas previsto para a próxima segunda-feira, dia 6. Os outros 10% voltam no mês de março. A cidade conta com 44 escolas estaduais e um total de 37 mil alunos. Já a rede particular, que soma 30 mil estudantes, retoma as atividades nesta quinta-feira, dia 2.
- Final do período de férias aquece movimento em papelarias e livrarias
- Volta às aulas mobiliza cerca de 130 mil estudantes e aumenta fluxo de veículos em Juiz de Fora
- Mais de 90 mil alunos da rede pública voltam às aulas na próxima semana
Efetivo deslocado para portas de escolas
Para garantir a segurança aos pais e aos alunos que estão retomando as atividades letivas, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) promove o deslocamento de agentes de trânsito para a região das escolas onde o tráfego costuma registrar aumento nesta época. De acordo com a assessoria da pasta, entre as escolas que receberão agentes estão Colégio dos Jesuítas e Colégio Stella Matutina, que voltam às aulas nesta quinta-feira, 2; Colégio Santa Catarina, que retornou às atividades nesta quarta-feira, 1º; além das estaduais Fernando Lobo, Professor Quesnel e Henrique Burnier, que têm retorno marcado para o dia 6.
Um total de 78 agentes já estão nas ruas da região central da cidade devido às obras que vêm sendo realizadas na avenida Rio Branco. Em horários de entrada e saída das aulas, entre 11h30 e 13h30 e entre 17h e 18h30, parte dos profissionais são deslocados para as portas das escolas. A previsão é de que haja um incremento, nos primeiros dias de aulas, de 30% no número de veículos em circulação nos horários de pico. Além da Settra, há escolas, como o Instituto Metodista Granbery e a Academia de Comércio, que contam com o apoio da Polícia Militar para garantir a segurança, controlando o tráfego e auxiliando pedestres na travessia.
Os textos são revisados por Mariana Benicá