Estudantes da UF buscam financiamento para apresentação de trabalho em Singapura
Estudantes da UFJF buscam financiamento para apresentação de trabalho científico em Singapura
Com corte de recursos vindos do Governo Federal, alunas de fisioterapia buscam alternativas para viajar e garantir apresentação internacional
Repórter
10/03/2015
As estudantes do 10º período do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Amanda Madeira Zancanelli (à esquerda), 26, e Natasha Riniere Barbosa (à direita), 23, estão em busca de financiamento para viajar para Singapura e apresentar um estudo científico na área da fisioterapia do trabalho no país asiático. A viagem que poderia ter apoio da instituição, segundo as estudantes, foi cancelada devido ao corte de 30% do orçamento do Programa de Apoio à Qualificação (Proquali).
De acordo com as alunas, a análise foi realizada durante um ano e meio em uma empresa público/privado em Juiz de Fora, onde as profissionais realizaram intervenção fisioterapêutica preventiva para acometimentos e agravos de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, chamados de DORTs. Esta é a segunda causa de adoecimento de trabalhadores no Brasil e são provocados por movimentos repetidos de qualquer parte do corpo, que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente em braços, ombros e pescoço, devido ao uso constante ou a manutenção de posturas inadequadas. O estudo também foi baseado em dados do boletim estatístico da Previdência Social e alcançou resultados satisfatórios em 72% dos pacientes.