Trabalhos acad?micos sem dificuldade: Notas
Trabalhos acadêmicos sem dificuldade: Notas
As notas oferecem detalhes complementares sobre o assunto pesquisado. O lugar onde a nota será apresentada determina se ela será de rodapé, na parte inferior da página, ou nota de fim, entre a conclusão e as referências da pesquisa.
Nícea Helena Nogueira é revisora de textos acadêmicos. Doutora em Letras pela UNESP-São José do Rio Preto, SP. Professora de Inglês e Literaturas de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da UFJF. Coordenadora Geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da UFJF. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi Professora Titular e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e Diretora do Centro de Pesquisa na mesma Instituição. Lecionou, também, na Faculdade Suprema, na Unipac e na Faculdade de Direito do Instituto Vianna Júnior. Autora do livro Laurence Sterne e Machado de Assis: a tradição da sátira menipéia, entre outras publicações. Professora de Metodologia de Pesquisa desde 2000.
Basicamente, há dois tipos de nota: explicativa e de referência.
Na explicativa, o pesquisador inclui notas para fazer comentários e esclarecimentos que não quer incluir no texto para não desviar do foco do assunto pesquisado.
Já as notas de referência indicam as fontes consultadas ou remetem a outras partes do texto onde o assunto foi mencionado.
Em trabalhos de conclusão de curso (TCCs), geralmente, o orientador tende a guiar o seu aluno a colocar as explicações no rodapé para facilitar a localização da informação e tornar a leitura mais ágil.
No rodapé, o autor do texto inclui indicações, observações ou acréscimos ao texto. Esses podem ser também feitos pelo tradutor ou editor.
Um bom exemplo de notas encontra-se na pesquisa literária sobre correspondências de escritores, denominada Edição de Fontes. Na transcrição das cartas, as notas explicativas identificam obras, pessoas, fatos históricos e biográficos mencionados e constituem o cerne da pesquisa. Tudo está nas notas. E são de rodapé.