Urnas eletrínicas recebem dados para as elei?es
Urnas eletrônicas recebem dados para as eleições
Colaboração*
O processo eleitoral se aproxima e para que tudo dê certo no dia das eleições é preciso muita preparação. A Justiça Eleitoral convocou nessa segunda-feira, 20, uma audiência de carga e lacração das urnas que serão usadas no próximo dia 3 de outubro.
Para que os dados sejam colocados dentro das urnas eletrônicas são seguidas algumas etapas. Primeiro, é inserido na máquina um cartão de memória, o chamado flash card. Nele, estão contidos dados como seção eleitoral, informações sobre o eleitorado, nome dos candidatos e dados dos partidos. Além disso, são alterados data e hora.
Na segunda etapa, é colocado um disquete com as fotos dos candidatos. Em seguida, é realizado o chamado autoteste, onde são conferidas as condições de funcionamento da máquina, como sons, teclado e tela. Todo o processo demora cerca de cinco minutos. Depois de terminado, as urnas são lacradas.
A última fase do trabalho acontece quando todas as urnas já receberam carga. É feita uma auditoria, onde uma das máquinas é testada, simulando o processo eleitoral. Depois, a urna recebe nova carga e é lacrada, ficando pronta para o dia da votação. O prazo da Justiça Eleitoral para concluir o processo é até o dia 26 de setembro, porém, a previsão é que seja terminado antes.
Segundo a Juíza Eleitoral, Rosângela Cunha Fernandes, o processo de carga e lacração é essencial ao bom andamento das eleições. "É um trabalho minucioso, criterioso e é necessário paciência. É a atividade mais importante que precede as eleições", afirma. Para quem tem dúvidas sobre a eficácia e confiabilidade do processo, a Juíza Eleitoral Ada Helena Antunes Torres garante: "É absolutamente seguro".