Destaque do Cruzeiro no primeiro semestre, Edu vive jejum e desgaste físico
BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) - Principal jogador de ataque do Cruzeiro na temporada, o atacante Edu tem sofrido não apenas com o jejum de gols, mas também com o desgaste física neste segundo semestre. Na terça-feira (9), na vitória da time mineiro por 2 a 1 diante do Londrina, pela Série B, o atacante iniciou o jogo no banco de reservas pelo segundo jogo consecutivo e entrou no decorrer do segundo tempo. Edu não balança as redes desde 16 de junho, quando o Cruzeiro venceu a Ponte Preta por 2 a 0, no Mineirão ?desde então, já se passaram 12 jogos.
Agora, o jogador poderá tentar quebrar o jejum diante da Chapecoense, neste sábado (13), no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), às 16h30 (de Brasília), pela 24ª rodada da competição.
Após o confronto contra os paranaenses, o técnico Paulo Pezzolano explicou o porquê de ter usado o atleta como arma para o segundo tempo nos dois jogos e não como titular. De acordo com o comandante, a estratégia colabora para que Edu possa estar melhor fisicamente o mais breve possível.
"O Edu hoje entrou muito bem, jogou alguns minutos. Como disse no jogo passado, nós precisamos ir devagar com ele porque já fez muito mais minutos do que no ano passado quando jogou e temos muitas partidas seguidas. Nós precisamos muito dele e é importante que ele esteja 100% para ajudar a equipe", disse Pezzolano.
Depois do jogo contra o Tombense, Edu revelou na zona mista do Mineirão que nunca havia passado tanto tempo sem balançar as redes na carreira. Com o jogo desta terça, diante dos paranaenses, ele chegou à 12ª partida sem marcar pelo Cruzeiro ?dez pela Série B e duas pela Copa do Brasil.
"Nunca fiquei tanto tempo sem fazer gol, é uma situação nova para mim, é uma situação que incomoda. Mas estou da mesma forma de quando eu fazia gol em todos os jogos, trabalhando muito, muito, muito mesmo. Eu continuo trabalhando muito forte e tenho certeza que já, já vou voltar a fazer gol, já, já vou voltar a jogar bem", explicou o camisa 99.
Apesar de a fase não ser das melhores, Edu segue sendo o principal goleador do Cruzeiro no ano com 16 gols e três assistências. Pela Série B, ele se encontra entre os dez artilheiros do torneio, com cinco gols.
Neste sábado, além de Edu, outro jogador que deve voltar e começar a partida no banco é Rafa Silva, que se recuperou de lesão e já aparece entre os relacionados. Willian Oliveira, também recuperado de lesão, está relacionado.
Outras novidades entre os relacionados são os laterais Wesley Gasolina e Marquinhos Cipriano, recém-contratados e regularizados na quarta-feira (10).
Por outro lado, Stênio, Waguinho, Léo Pais, Jajá e Geovane Jesus continuam no departamento médico do time. Assim, uma possível escalação inicial do Cruzeiro tem: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Filipe Machado (Willian Oliveira), Neto Moura, Daniel Jr. (Wesley Gasolina ou Chay) e Matheus Bidu; Bruno Rodrigues, Edu e Luvannor.
A Chapecoense, por sua vez, vem de empate por 0 a 0 contra o Vasco, e já soma cinco jogos sem vencer. Com 25 pontos, o time ocupa a 15ª posição, e busca a vitória para se manter fora do Z4.
O técnico Marcelo Cabo deve ter três desfalques para o confronto: o zagueiro Victor Ramos, que cumpre suspensão após receber o terceiro cartão amarelo; o lateral-direito Maílton, em transição física; e o atacante Perotti, afastado após sentir desconforto na coxa.
Portanto, uma possível escalação da Chapecoense tem: Saulo; Ronei, Léo, Xandão e Kevin; Felipe Ferreira, Matheus Bianqui, Claudinho, Mendes e Allison; Jonathan.
Estádio: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Horário: Às 16h30 (de Brasília) deste sábado (13)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
VAR: Marcio henrique de Gois (SP)
Transmissão: Premiere