Brasil vence o Irã e enfrenta a Argentina nas quartas do Mundial de vôlei

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A seleção brasileira masculina venceu o Irã com tranquilidade, por 3 sets a 0 (25/17, 25/22 e 25/23), na tarde desta terça-feira (6_, na Polônia, pelas oitavas de final do Campeonato Mundial de Vôlei. Com o triunfo, o Brasil garantiu a vaga nas quartas de final da competição.

O grande destaque da partida foi o atleta do Brasil Yoandy Leal. O cubano naturalizado brasileiro foi o maior pontuador do confronto.

"Nos momentos em que ficamos atrás, nós conseguimos ter paciência para virar e voltar a ficar à frente e eu acho que isso foi muito importante hoje", falou Lucão ao Sportv.

Invicta até o momento, a seleção brasileira está em busca do tetracampeonato do Mundial de vôlei, que é uma das competições mais importantes da modalidade ?o Brasil conquistou as edições de 2002, 2006 e 2010.

Agora, o Brasil se prepara para enfrentar a seleção da Argentina nas quartas de final. O encontro será emblemático, já que os adversários sul-americanos venceram a equipe de Renan Dal Zotto na disputa pela medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio e, com isso, a seleção brasileira ficou fora do pódio olímpico após quatro edições dos Jogos.

"É um clássico. Vai ser um bom jogo. A gente está jogando bem, estamos concentrados. Temos que nos manter confiantes para vencer essa", disse Leal, também ao Sportv.

BRASIL DOMINA PRIMEIRO SET

No início do jogo, a seleção do Irã errou bastante e, assim, o Brasil conseguir três pontos de diferença. Enquanto isso, o ataque da equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto foi eficiente nos ataques com Leal e Rodriguinho, que fizeram 10 pontos juntos, sendo cinco cada.

Rodriguinho começou o jogo no lugar de Lucarelli, que se lesionou ontem e não conseguiu entrar em quadra.

Além da eficiência nos ataques, a seleção brasileira fez boas defesas, garantiu pontos nas viradas e, assim, fechou o primeiro set com tranquilidade por 25 a 17.

MAIS UMA VITÓRIA

O segundo set começou equilibrado. O Irã passou a explorar o bloqueio brasileiro e conseguiu uma pequena vantagem. Logo em seguida, o Brasil recompôs e passou à frente, abrindo 13 a 10.

No decorrer da segunda fase, o Brasil manteve o volume de jogo que impôs no primeiro set e ampliou ainda mais a vantagem: 20 a 16. A equipe do Irã reagiu, encostou na seleção brasileira, mas não conseguiu evitar mais um revés em parcial.

IRÃ ERRA E BRASIL APROVEITA

Era tudo ou nada para o Irã e a equipe começou o terceiro set em busca da vitória. Até o oitavo ponto, os iranianos permaneceram à frente até que mandaram um ataque para fora e a seleção brasileira passou.

A partir daí, o Brasil aproveitou o momento de desestabilização dos adversários e partiram para cima com 16 a 13. Mais uma vez, o Irã tentou uma reação na reta final do jogo e chegou a ficar à frente do marcador: 19 a 18.

O time de Renan Dal Zotto não deixou barato e neutralizou as tentativas dos iranianos e voltou a liderar a partida com vantagem: 21 a 19 para o Brasil. O duelo ficou disputado até que o Brasil fechou com 25 a 23, com direito a ace de Bruninho, e selou mais uma vitória na competição.

*

VEJA A CAMPANHA DO BRASIL NA PRIMEIRA FASE

26/08 - Brasil 3 x 2 Cuba (31/33, 21/25, 25/16, 25/17 e 18/16)

28/08 - Brasil 3 x 0 Japão (25/21, 25/18 e 25/16)

30/08 - Brasil 3 x 0 Catar (25/13, 25/23 e 26/24)