Dudu perde protagonismo com Abel e deixa de ser única solução no ataque
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Entre os principais nomes do Palmeiras nos últimos anos, Dudu tem experimentado um novo papel desde a volta ao clube: ser "mais um" no coletivo time de Abel Ferreira.
Titular absoluto, o camisa 7 deixou de ser a única solução para o ataque alviverde. Em 2019, por exemplo, o Palmeiras era criticado pela "Dudu dependência", ou seja, esperar uma boa jogada do atacante para resolver os jogos.
"O Palmeiras é muito dependente do Dudu. Isso dificulta muito. É muito pouco para um time como o Palmeiras", disse Paulo Nunes, comentarista e ex-jogador do Palmeiras, em 2019.
Com Abel, Dudu divide holofotes e segue decisivo. Sob a filosofia do "todos somos um", o Palmeiras viu novos nomes brilharem, como Rony e Raphael Veiga. E Dudu ?que voltou no meio de 2021? precisou "se encaixar" no estilo do novo comandante.
O ATAQUE DE ABEL
Formado por Piquerez, Raphael Veia e Rony (ou Endrick), a esquerda se tornou o "lado preferido" do ataque alviverde. Já Dudu atua majoritariamente pela direita, o que diminui sua porcentagem de ações no jogo.
Nesta temporada, porém, Abel deu liberdade para os seus três homens de frente trocarem de posição no decorrer dos jogos. Contra a Ferroviária, por exemplo, Dudu iniciou pela direita mas assumiu a ponta esquerda ainda no primeiro tempo, e foi mais acionado.
DUDU MANTÉM REGULARIDADE
Trabalho dividido não diminui desempenho. Em sua primeira passagem, Dudu teve média de 13,6 gols por ano e 14,4 assistências (em temporadas completas). No ano passado (primeiro completo sob comando de Abel), foram 11 tentos e 14 passes para gol.
Além disso, Dudu coleciona recordes pelo clube:
- atleta com mais títulos pelo Palmeiras (dez) neste século;
- membro do elenco com mais jogos (411), vitórias (241), gols (85) e assistências (96);
- jogador com mais jogos (180), vitórias (127), gols (39) e assistências (46) no Allianz Parque.
Outra coisa que não muda é o carinho dos palmeirenses. Dudu é sempre um dos mais aplaudidos pela torcida em jogos no Allianz Parque.