Defensores do São Paulo lideram estatísticas da Copa do Brasil
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O São Paulo chegou à final da Copa do Brasil valorizando a questão coletiva no ataque ?foram sete goleadores diferentes desde as quartas de final?, mas a equipe de Dorival Júnior também contou com destaques individuais na defesa.
Três dos quatro titulares da linha defensiva tricolor lideram estatísticas importantes do torneio, que termina neste domingo (24), quando o clube paulista recebe o Flamengo, às 16h (de Brasília). Os dados são da Opta Facts.
Rafinha é um deles. O lateral-direito é o jogador que mais deu passes certos na competição: já contando o duelo do último fim de semana, ele acionou corretamente os companheiros 494 vezes.
Arboleda também se destaca. O equatoriano, que forma a zaga ao lado de Beraldo, lidera no quesito número de cortes desde as oitavas ?são 44 rebatidas, 13 a mais do que o vice-líder Murillo, ex-Corinthians.
Caio Paulista fecha a lista. O lateral-esquerdo tomou conta da posição até então ocupada por Welington e encantou Dorival, entre outros motivos, pela força ofensiva. E foi justamente atacando que o atleta faturou um recorde: é quem mais completou dribles (18) desde as oitavas.
O trio deve atuar no Morumbi na grande decisão contra o Flamengo, com Beraldo fechando a linha à frente do goleiro Rafael. O São Paulo venceu o duelo de ida por 1 a 0 e fica com o título até em caso de empate.
ESCALAÇÕES
Após o sucesso no Maracanã, o técnico Dorival Júnior deve repetir a escalação do São Paulo neste domingo. Titulares da partida de ida foram poupados na quarta-feira (20), na disputa contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.
O time tricolor deve ir a campo com: Rafael, Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Lucas Moura e Calleri.
O Flamengo, por sua vez, se animou com os retornos de Arrascaeta e Luiz Araújo, que participaram dos treinos desta sexta-feira (22). Ambos vinham fazendo um tratamento intensivo para estar à disposição no domingo, e o técnico Jorge Sampaoli já havia admitido a expectativa pelo retorno do jogador uruguaio à escalação.
O time rubro-negro também deve contar com Léo Pereira e Erick Pulgar, que foram poupados na partida contra o Goiás, na quarta-feira, após sentirem dores musculares. Ambos treinaram nesta sexta-feira, e não preocupam a comissão.
Uma possível escalação inicial do Flamengo é: Matheus Cunha (Rossi); Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Victor Hugo (Thiago Maia ou Gabigol), Gerson e Arrascaeta (Gabigol); Bruno Henrique e Pedro.
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: Às 16h (de Brasília) deste domingo (24)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa/PB)
Transmissão:TV Globo, SporTV, Premiere e Amazon Prime Video