Santos vence Coritiba, sai do Z4 e respira mais aliviado na tabela
O resultado faz o Peixe subir duas posições na tabela e chegar ao 16º lugar, com 33 pontos, agora a dois pontos do Goiás, o primeiro no Z4.
SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Santos venceu o Coritiba por 2 a 1, nesta quinta-feira (26), em um jogo tenso na noite de hoje, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Joaquim e Marcos Leonardo. O Coxa marcou com Robson, de pênalti. O Peixe saiu do Z4.
O resultado faz o Peixe subir duas posições na tabela e chegar ao 16º lugar, com 33 pontos, agora a dois pontos do Goiás, o primeiro no Z4. O Coxa é o vice-lanterna, com apenas 20.
O Santos abriu o placar logo aos três minutos, mas sofreu o empate em seguida em um pênalti polêmico marcado por Wagner Nascimento Magalhães. O VAR orientou a revisão do toque no braço de Dodô, porém, o juiz converteu a penalidade convertida por Robson.
No fim do primeiro tempo, outro lance confuso. Willian Farias levou o segundo cartão amarelo aos 37 minutos por suposta falta em Lucas Lima e foi expulso.
Na etapa final, com superioridade numérica, o Santos se lançou ao ataque e chegou à vitória com gol do artilheiro Marcos Leonardo, o 13º dele no Brasileirão.
Na próxima rodada, o Santos voltará a campo para enfrentar o Corinthians, domingo, na Neo Química Arena. O Coritiba visitará o Inter, no Beira-Rio.
PRIMEIRO TEMPO
A etapa inicial foi muito movimentada na Vila Belmiro. Logo aos 3 minutos, Lucas Lima cobrou falta e Joaquim, de cabeça, fez 1 a 0.
Aos 5, porém, veio a ducha d'água fria para o Santos. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães marcou pênalti após toque no braço de Dodô. O VAR chamou para revisar, mas a penalidade máxima foi confirmada. Robson converteu.
O Santos sentiu o pênalti polêmico e ficou ansioso, porém, mesmo assim, criou boas chances para desempatar. No minuto 37, Willian Farias levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Peixe pressionou, só que não saiu do empate antes do intervalo.
VITÓRIA NA MARRA
O Santos se lançou ao ataque na etapa final. O técnico Marcelo Fernandes tirou o lateral-esquerdo Kevyson para colocar o centroavante Furch.
Depois de assustar com Lucas Lima e Marcos Leonardo, Furch acertou a trave em cabeceio no minuto 19. O Peixe não desanimou e seguiu em cima do Coxa até desempatar.
Aos 28, Soteldo fez a festa pelo lado esquerdo e cruzou na cabeça de Marcos Leonardo, que desempatou. A tensão na Vila Belmiro virou um estrondoso grito de gol.
O Santos fez o terceiro com Marcos Leonardo aos 35, mas o golaço foi anulado por impedimento em um lance muito ajustado. O Coritiba assustou em cobrança de falta de Bruno Gomes, mas foi só. Vitória importantíssima do Peixe em casa.
LANCES IMPORTANTES
1 a 0. Logo aos três minutos de jogo, Lucas Lima cobrou falta com capricho e Joaquim subiu bonito para abrir o placar de cabeça.
1 a 1. Aos 10, o Coritiba empatou num pênalti polêmico. O árbitro Wagner Nascimento Magalhães viu toque no braço de Dodô. O VAR chamou, mas a penalidade foi confirmada e convertida por Robson.
Um a menos para o Coritiba. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Willian Farias parou Lucas Lima quase na pequena área, levou o segundo amarelo e foi expulso.
2 a 1. No minuto 28 da etapa final, Soteldo bagunçou pela esquerda e cruzou na cabeça de Marcos Leonardo, que desempatou.
Impedimento. Aos 35, Marcos Leonardo fez um golaço, mas a arbitragem anulou em um lance bem ajustado.
FICHA TÉCNICA
SANTOS x CORITIBA
SANTOS
João Paulo, Joaquim, João Basso e Dodô; Lucas Braga (João Lucas), Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Lima (Maxi Silvera) e Kevyson (Furch); Soteldo (Mendoza) e Marcos Leonardo (Rodrigo Fernández). T.: Marcelo Fernandes
CORITIBA
Gabriel, Natanael (Hayner), Jean Pedroso, Henrique e Victor Luis; Willian Farias, Matheus Bianqui (Mauricio Garcez), Sebastian Gómez e Marcelino Moreno (Fransérgio); Robson (Reynaldo) e Slimani (Bruno Gomes). T.: Thiago Kosloski
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ)
Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE)
Assistente 2: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Joaquim e Furch (Santos) e Willian Farias, Robson, Matheus Bianqui e Fransérgio (Coritiba)
Cartão vermelho: Willian Farias (Coritiba)
Público e renda: 12.205/R$ 489.047,50
Gols: Joaquim, aos 3 minutos do 1T, e Marcos Leonardo, aos 28 minutos do 2T (Santos); Robson, aos 10 minutos do 1T (Coritiba)