Santos confirma boa fase, vence o Corinthians e aumenta crise no rival
Foi a quinta derrota consecutiva do alvinegro da capital, que está na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Santos venceu o Corinthians nesta quarta-feira (7), por 1 a 0, na Vila Belmiro, e contribuiu para agravar a crise no rival. Foi a quinta derrota consecutiva do alvinegro da capital, que está na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista. Já a equipe da Baixada venceu o quinto duelo em seis disputados.
João Schmidt, aproveitando uma cobrança de escanteio do ex-corintiano Otero, aos 23 minutos do etapa inicial, marcou o único gol da partida. O volante apareceu livre de marcação na grande área antes de testar a bola para o fundo da rede, para revolta de Cássio. O goleiro completou 700 jogos com a camisa corintiana no clássico.
Nem a estreia do meia argentino Rodrigo Garro, regularizado pelo clube um mês após ter sido contratado, mudou a cara do Corinthians. Apesar de melhorar a produção ofensiva no segundo tempo, a equipe criou poucas chances claras e, nas melhores oportunidades, esbarrou no goleiro João Paulo.
Desde a primeira rodada, quando superou o Guarani, em Itaquera, os corintianos acabaram derrotados por Ituano, São Bernardo, São Paulo -que venceu pela primeira vez na Neo Química Arena-, Novorizontino e, agora, pelo Santos.
A sequência negativa fez a diretoria corintiana optar pela demissão do técnico Mano Menezes no início da semana. Na Vila, a equipe foi comandada pelo interino Thiago Kosloski. O clube, porém, tem encaminhado um acordo com o treinador português António Oliveira, 41, que estava no Cuiabá.
O português está no futebol brasileiro desde 2020. Primeiramente, ele começou a trabalhar no país como auxiliar do Santos na comissão técnica de seu compatriota Jesualdo Ferreira. Depois, ainda como auxiliar, ele trabalhou no Athletico, onde migrou para a função de treinador.
Conforme prevê o regulamento do Campeonato Paulista, o Corinthians só poderá inscrever seu novo treinador na competição quando "comprovar a quitação ou a formalização de um acordo de rescisão trabalhista do profissional dispensado". Mano a diretoria ainda negociam a forma de pagamento da multa rescisória, estimada em R$ 12 milhões.
Enquanto isso, o time figura na penúltima posição da tabela geral do Estadual, com apenas três pontos. O clube está na lanterna do Grupo C, liderado por Red Bull Bragantino, com Mirassol em segundo e a Inter de Limeira, em terceiro.
Já o Santos quinta vitória em seis jogos na competição e lidera o Grupo A, com 15 pontos, 11 a mais do que o Ituano, o segundo colocado. O jogo que confirmou a boa fase santista foi presenciado por Neymar, que esteve na Vila na noite desta quarta-feira. O jogador está no Brasil enquanto se recupera de lesão.
SANTOS
João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Hayner; João Schmidt, Diego Pituca, Otero (Pedrinho) e Cazares (Nonato); Guilherme e Willian Bigode (Morelos). T.: Fabio Carille
CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Raniele, Maycon e Rodrigo Garro; Wesley (Yuri Alverto), Pedro Raul (Matias Rojas) e Romero (Gustavo Mosquito). Auxiliar técnico: Thiago Kosloski
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e hora: 7 de fevereiro de 2024, as 19h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Fabrini Bevilaqua
VAR: Vinicius Furlan
Público: 13.861
Renda: R$ 883.595,00
Amarelos: Pedro Raul, Joaquim, Maycon, Fagner, Romero, Pituca
Vermelho: Não houve
Gol: João Schmidt, aos 23'/1ºT