Carille explica uso da base no Santos e alerta para qualificação
SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Técnico Fábio Carille explicou como pretende utilizar os garotos da base no time principal do Santos.
Carille subiu o atacante Enzo, destaque da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ao time principal, mas o garoto precisará de tempo até a estreia. O jovem apresentou um desequilíbrio muscular e forte chance de lesão no joelho.
Jair, JP Chermont, Miguelito e Patati estão nos planos, mas Carille ainda não sente a segurança necessária nos Meninos da Vila. A intenção é dar minutagem aos poucos, para que eles não se sintam pressionados.
Fã da base, Carille tem histórico de boa utilização dos jovens no time principal. O treinador quer evitar queimá-los, mas também vê a safra abaixo do que poderia. Comparado aos anos anteriores, o treinador viu menos qualidade nesta temporada.
Em sua primeira passagem no Santos, em 2021, Carille utilizou nomes como Lucas Pires, Sandro Perpetuo, Pirani, Kayke, Marcos Leonardo e Ângelo.
"O torcedor tem que saber que a base, e isso eu falo sinceramente, não está tão qualificada como já foi anos atrás o Santos. Claro que tem jogadores bons, eu acompanhei o Enzo, que já está aqui com a gente [no profissional] e ele precisará de um tempinho ainda. Veio fazer aqui os testes, deu um desequilíbrio muscular muito grande, o risco de contusão, de lesão de joelho, é muito grande. Então esse menino igual foi feito com o Jair, vai ter que passar por um período de fortalecimento", disse o técnico.
"O Miguelito, que voltou agora do Catar, já está melhor preparado. O Chermont já está com a gente aqui e eu gosto bastante, tem treinado. O Souza, o Ian chamou bastante atenção. Já está indo pro banco e, com o tempo, eu não tenho medo nenhum de colocar esses meninos para jogar. Desde que a gente sinta que eles estão preparados", completou.
Carille não utilizou o Paulista como laboratório para os mais jovens. Com um início muito bom, o time disparou na tabela e o treinador focou no time titular ideal.
A expectativa é que Jair, Souza, JP Chermont e Patati ganhem ainda mais espaço no Campeonato Brasileiro. Os Meninos irão compor o elenco na série B e devem ganhar mais minutagem.