Saúde e lazer é o objetivo do grupo cinquent?o de bikers

Por

Saúde e lazer é o objetivo do grupo cinquentão de bikers  "Dinossauros do Mountain Bike" se aventura por trilhas em busca de desafios e de alívio para a vida profissional

Pablo Cordeiro
*Colaboração
2/10/2009

Andar de bicicleta nos finais de semana por trilhas ou em áreas urbanas é uma atividade muito praticada por jovens e adeptos do esporte. Em Juiz de Fora, um grupo de cinquentões resolveu tomar a atividade esporádica como obrigatória. Da diversão e da preocupação com a saúde surgiu o "Dinossauros do Montain Bike".

Criado há cinco anos, o grupo reúne participantes que se aventuram pelas noites e nos finais de semana em trilhas e estradas de terra. "Não que seja uma regra, mas o mais novo dos integrantes tem 47 anos", afirma o bancário Marcos Americano, 52, idealizador e membro mais velho. Há 17 anos ele pratica a modalidade.

Além da idade, outro charme do grupo são as profissões. Nada de professores de Educação Física ou atletas. "Temos um funcionário público, um dentista, um engenheiro, um policial e vários empresários. Nosso objetivo é tirar o estresse, aliando a questão da saúde com o lazer", explica Americano. Os locais mais visitados pelos bikers são trilhas em Humaitá, Torreões, Linhares, Chapéu D'uvas, Matias Barbosa e Ibitipoca. Americano destaca que em Juiz de Fora um dos locais preferidos é a trilha do Vietnã e Camboja, que de perigoso só tem o nome. "Pegamos uma entrada atrás do Mirante e caímos na estrada para Monte Verde, onde entramos na trilha do Camboja, com travessia de riacho, descidas longas e passagens apertadas."

 

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes