Com oito anos de carreira, atleta juiz-forano é destaque em corridas nacionais e regionais

Por

Com oito anos de carreira, atleta juiz-forano é destaque em corridas nacionais e regionaisEdson Nascimento espera comemorar o aniversário de 39 anos com uma vitória na Meia Maratona do Rio de Janeiro, no dia 21 de agosto

Victor Machado
*Colaboração
5/8/2011

Atual vice-campeão do Ranking PJF de Corridas de Rua e vice-campeão da Corrida da Fogueira 2011, Edson Nascimento destaca-se pelos bons resultados ao redor do país e pela idade. Prestes a completar 39 anos no dia 21 de agosto, o atleta já conquistou a segunda posição na corrida Mizzuno 10 Milhas, na etapa de Brasília, em dupla com o treinador Marcos Hallack, uma terceira posição na Mizzuno 10 Milhas nas etapas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, todos em 2010, e uma segunda posição na etapa do Rio em 2011. Mas, o principal resultado de Nascimento é o título na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro em 2010 na faixa etária de 35 a 39 anos.  

Nascimento começou a vida esportiva em 2003. Influenciado pela família, o atleta superou as dificuldades para conciliar a vida profissional e esportiva, e realizar um desejo de correr. "Sempre gostei, mas não tinha tempo para me dedicar.  Estava completando 31 anos e fui incentivado a começar a correr e a superar as adversidades."

Já em 2004, Nascimento começou a participar do Ranking PJF de Corridas de Rua e passou a conhecer alguns atletas e melhorar o próprio rendimento. Nos dois primeiros anos, o corredor já fazia parte dos 30 melhores do ranking. Ao longo dos anos, ele participou de outras provas e conseguiu os bons resultados. "Comecei a entrar em provas mais difíceis. Participei da Meia Maratona da Pampulha, em Belo Horizonte, e do Circuito Estrada Real."

Rotina

Nascimento trabalha como motorista e tem uma rotina desgastante. Para treinar, acorda às 5h30. "Sempre que o treino é mais longo, faço pela manhã. Acordo, tomo um café leve e começo a correr. Às 7h, tenho que estar no trabalho. Tenho sorte porque a empresa também me ajuda. Tiro três horas de almoço e aproveito para treinar durante uma hora e meia. Nesse horário, somente os treinos mais leves."

Os treinamentos são puxados, em média, Nascimento corre de 80 Km a 90 Km por semana. "Quando estamos longe de competição, fazemos treinamentos mais puxados. Quando nos aproximamos das provas, reduzimos em 50% essa distância, para não atrapalhar o rendimento." O atleta folga apenas uma vez por semana.

Outro sacrifício pelo qual Nascimento precisa passar é ter uma alimentação balanceada todos os dias. "Procuro me cuidar bastante." O atleta diz que come macarrão e frutas todos os dias. "Tento evitar refrigerante e gordura. Como macarrão e banana todos os dias. Preciso de bastante carboidrato e potássio. As pessoas acham que não faz diferença, mas influencia muito no rendimento."

Competições

Nascimento irá comemorar seu próximo aniversário fazendo o que mais gosta. Ele se prepara, agora, para a Meia Maratona do Rio de Janeiro. "Sempre consigo bons resultados. Já fui campeão na minha categoria e fiquei entre os 30 melhores no geral. Espero poder comemorar meu aniversário com uma vitória." Antes da meia maratona, o atleta participa do Desafio das Esteiras, que será realizado neste sábado, 6 de agosto, no Parque Halfeld. "Não tem uma distância estabelecida, mas é bom para manter o ritmo."

Depois desses eventos, Nascimento começa a se prepara para participar, pela primeira vez, da corrida de São Silvestre em São Paulo. "Ainda não consegui participar dessa prova. Este ano, vou com certeza. Tenho muita vontade de correr na São Silvestre. Vai ser preciso uma preparação intensa."

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken