? duro ser Flamengo em 2013
É duro ser Flamengo em 2013
Na última quarta, 28 de agosto, em um Maracanã lotado empurrando o time, a vitória e a consequente classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil contra a equipe líder do Brasileirão. Ontem, 1º de setembro, uma derrota de forma humilhante para o Corinthians fora de casa. Por que esse tipo de coisa acontece?
É a pergunta que todo rubro-negro se faz. Falta regularidade e elenco ao Flamengo. É verdade que a nova diretoria estava focada muito mais em quitar dívidas do que em montar uma equipe competitiva para 2013. Mas essa atitude pode, inclusive, prejudicar o andamento de outros projetos, como o sócio-torcedor, já que o futebol é o principal responsável pela renda do clube.
O único jogador que manteve o nível nos últimos meses é Elias. O restante do time, oscila muito, e para a nossa ira, jogam mais mal do que bem. A falta de jogadores experientes e talentosos chama muita atenção em um elenco que foi montado basicamente pela nova diretoria. Dos 11 titulares da partida contra o Corinthians, só Felipe, Luiz Antônio e Rafinha não foram contratados por eles, sendo que os dois últimos são crias da base rubro-negra. Se forem apontar culpados pelos fracassos e vexames constantes no Brasileirão, o nome do diretor responsável por trazer os jogadores desde janeiro é Paulo Pelaipe.
Não é preciso uma profunda pesquisa no Google para ver o histórico desse senhor. Amigo de empresários, tanto que incentivou a contratação de jogadores como Carlos Eduardo e Wallace, que não acrescentaram em nada à equipe, se envolveu em diversas polêmicas em tempos de Grêmio e foi até mesmo preso dentro de campo por racismo em jogo contra o próprio Flamengo. O CARA do Mengão em 2013, foi aquele que pediu o menor salário na época da eleição para gerir o futebol... O barato que sai caro.
Voltamos assim a realidade de não saber o que pode acontecer no resto do ano. Se o time estiver em dias bons e empurrado pela torcida, pode até vencer a Copa do Brasil. Se continuar jogando mal, pode terminar rebaixado. E pode até acontecer as duas coisas, tamanha a irregularidade.
Ao clube, se quiser ter um 2014 digno, a hora de iniciar o planejamento do ano que vem é agora. Demita Pelaipe e traga Leonardo, ex-jogador do clube e executivo da bola com passagens campeãs por Milan e PSG. Comecem a traçar melhor o mercado para não errarem ao realizar contratações. A hora é agora, ou pode ser tarde demais quando perceberem o que estão fazendo.
- O que houve com o Fluminense?
- Botafogo é favorito ao Brasileirão-13
- Botafogo de volta à ponta do Brasileirão
Lucas Soares é natural de Juiz de Fora, é jornalista formado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora em dezembro de 2012 e apaixonado por futebol. Atualmente, é aluno de pós-graduação em Jornalismo Multiplataforma na Universidade Federal de Juiz de Fora, e Editor-chefe do blog Flamengo em Foco. Já atuou em veículos impressos da cidade e como assessor de imprensa na PJF e na Câmara Municipal.