Copa do Brasil: o ano em jogo

Por

Copa do Brasil: o ano em jogo
 Lucas Soares 21/10/2013

Copa do Brasil: o ano em jogo

As vagas para a semifinal da Copa do Brasil serão decididas nesta semana. Na quarta, 23 de outubro, e na quinta, 24, oito times entram em campo em busca de quatro vagas e de um sonho: ser campeão e se classificar para a Copa Libertadores de 2014.

A tarefa não é nada fácil para nenhuma equipe. No primeiro jogo das quartas-de-final, apenas o Goiás venceu: 2 a 1 no Vasco, em Goiânia. Internacional e Atlético-PR ficaram no 1 a 1, mesmo placar de Flamengo e Botafogo. Grêmio e Corinthians não saíram do 0 a 0.

No entanto, para todo os times que ainda jogam a competição, o clima é de decisão. Com o Cruzeiro dado praticamente como virtual campeão do Brasileirão, a chance de um título nacional pairou sobre a Copa do Brasil. A torcida do Corinthians, por exemplo, cobra melhores resultados da equipe e levou uma faixa ao CT do clube cobrando a vaga. O jogo da volta, no entanto, será em Porto Alegre.

No Rio, Flamengo e Botafogo farão talvez o jogo mais esperado. A procura pela compra de ingressos por parte da torcida do rubro-negro é enorme, inclusive com alguns setores já esgotados. No entanto, a torcida do Glorioso, mais uma vez, vem deixando a desejar e não anda muito confiante na vaga, com poucas filas. Eu, rubro-negro que sou, já garanti meu ingresso e estarei torcendo pelo Mais Querido no Maracanã.

A tarefa do Vasco é a mais complicada. Embora jogue em casa contra o Goiás, o clube precisa vencer de qualquer maneira. O placar mínimo, 1 a 0, já garante a vaga. Mas o clube goiano vem em boa fase no Brasileirão, tendo, inclusive, vencido o Vasco há uma semana por 2 a 0, no Rio de Janeiro.

O Internacional é outro que tem uma tarefa ingrata pela frente. O jogo contra o forte Atlético-PR será no Paraná e o Inter precisa vencer ou empatar por 2 a 2 ou mais. Ou seja, vai se expor diante de um bom time.

Um detalhe que chama atenção é o chaveamento da competição: podemos ter clássicos estaduais nas semifinais, o que daria muito brilho ao torneio. Caso Inter e Grêmio avancem, podemos ter um Grenal. E, se o Vasco eliminar o Goiás, pega o vencedor de Flamengo e Botafogo.

Futebol, como tenho dito nesta coluna, é um esporte imprevisível. No entanto, alguns times têm histórico em se destacarem por serem copeiros, apresentando bons resultados em competições eliminatórias. Baseando-se nisso, faço minhas apostas: Flamengo x Vasco e Internacional x Grêmio. E você, amigo leitor, aposta em quem?