?frica do Sul e M?xico estreiam com empate

Por

Sexta-feira, 11 de junho de 2010, atualizada às 13hh10

África do Sul e México estreiam com empate

Terminou empatada a primeira partida da Copa do Mundo 2010, entre África do Sul e México, no Soccer City. Os africanos saíram na frente aos 10 minutos do segundo tempo com o gol do meio-campista Tshabalala. Aos 34, os mexicanos responderam com Rafa Márquez.

Cerca de 85 mil pessoas compareceram ao estádio. Torcedores sul-africanos e mexicanos fizeram uma festa na chegada para o primeiro jogo da Copa. Vuvuzelas misturaram-se com sombreiros, o amarelo da camisa Bafana Bafana combinou com o verde e o vermelho da camisa do México e, juntos, eles compuseram um mosaico de cores e sons que tomou conta das horas anteriores ao início do primeiro Mundial disputado no continente africano.

Quatro horas antes da partida, muitos dos 96 mil torcedores que assistem à partida já festejavam o começo do torneio em frente ao Estádio Soccer City, em Joanesburgo. Os congestionamentos, que praticamente paralisaram as vias de acesso ao local a poucas horas do jogo, não reduziram a animação de quem foi ao estádio - nem de mexicanos, nem de sul-africanos, muito menos dos torcedores rivais que foram juntos ao jogo.

"Esta Copa será fantástica", disse o mexicano Adolfo Arguello, 30 anos, que foi ao Soccer City junto com quatro compatriotas e mais um casal de amigos sul-africanos. "Estou adorando a África. Agora, só falta o México ganhar na estreia."

Vestido de trajes típicos de seu país, ele disputava a atenção dos que passavam com outros mexicanos fantasiados de ícones do país, como o revolucionário Pancho Villa ou até o personagem humorístico Chapolin Colorado. Disputava espaço também com a grande maioria que levava bandeiras sul-africanas ou vestia a camisa da seleção do país-sede da Copa de 2010.

"O som das vuvuzelas vai deixar os mexicanos malucos no campo", rebateu Linda Ouya, 34 anos, que acompanhava Adolfo ao estádio. "Vamos ganhar com certeza. Bafana Bafana!"

Bem-humorados, os dois rivais discutiam sobre o resultado do jogo antes de atravessar os portões do estádio. Sendo impossível um acordo no que diz respeito ao futebol, Linda encerrou a conversa: "No final, vamos sair para festejar juntos, não interessa o resultado."


Com informações da Agência Brasil