Juiz de Fora sedia etapa classificatéria para Copa Brasil de Rally. Evento pode contar com até 70 competidores
Juiz de Fora sedia etapa classificatória para Copa Brasil de Rally. Evento pode contar com até 70 competidores
*Colaboração
Juiz de Fora sedia, entre os dias 24 e 26 de julho, a sexta edição do Caminho Novo Blindex Off Road. Pela primeira vez a prova será etapa classificatória para a Copa Brasil de Rally de Regularidade Cross Country, que está prevista para outubro deste ano. O evento também conta pontos para a Copa Mineira de Rally de Regularidade.
Até o momento, cerca de 60 duplas estão inscritas nas quatro modalidades. A categoria Super Master está com 17 equipes, um recorde nacional. Sete delas são de Juiz de Fora.
Os dez primeiros colocados em cada categoria estão aptos a participar da Copa Brasil. A apuração do resultado será feita através de GPS, com a tecnologia mais moderna do ramo. O uso do recurso será feito pelo segundo ano consecutivo.
Um dos organizadores do evento, Leonardo Vieira, explica que a homologação para o brasileiro está atraindo duplas de diversos Estados. "Além das pessoas que já participam das provas da região, o rally está atraindo competidores de Estados como São Paulo e Rio de Janeiro, devido ao alto nível da prova e à possibilidade de classificação para a Copa Brasil."
Nos dois dias de prova, os competidores percorrerão 551 km, com um tempo total de 15 horas. No primeiro dia, a chegada será em São João Del Rey e, no segundo, em Belo Horizonte. Vieira afirma que os participantes deverão ficar atentos ao trajeto do início ao fim, já que a contagem oficial do percurso começa no momento da largada. Ainda segundo o organizador, há muitas pegadinhas para os navegadores, e o trajeto conta com rios, ferrovias abandonadas, pontos de erosão e trechos da Estrada Real.
Ainda há dez vagas abertas e as inscrições podem ser feitas no site oficial do evento ou na largada promocional, nesta sexta-feira, dia 24 de julho. O pré-requisito é possuir um veículo com tração 4x4 para realizar a prova. As categorias são: Super Master, Master, Sênior e Turismo Light.
Programação
Sexta-feira: 24/7
- Largada promocional - de 18h as 21h no pátio da Faculdade Suprema.
Sábado: 25/7 (primeiro dia - 215km - tempo de prova: 7h)
- De 8h as 10h – Juiz de Fora - Faculdade Suprema – Briefing, instalação do GPS/RASTRO, largada e o tradicional “Rallyzinho” em circuito fechado (largada do Carro 1 às 9h01).
- De 12h as 14h – Neutralizado em Santa Rita de Ibitipoca – Lima Duarte.
- De 15h as 19h – Chegada em São João Del Rei, no Largo São Francisco, e apuração do primeiro dia.
- Pernoite em São João Del Rei.
Domingo: 26/7 (segundo dia - 336km - tempo de prova: 8h)
- De 8h as 9h – São João Del Rei – Largo São Francisco - largada do segundo dia.
- De 11h as 13h – Neutralizado em Lavras Novas – Ouro Preto.
- De 15h as 19h – Chegada em Belo Horizonte, apuração e premiação.
*Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF
Os textos são revisados por Madalena Fernandes