Rally de regularidade reúne automóveis antigos
Rally de regularidade reúne automóveis antigos
Repórter
O IV Rally União Indústria, que reúne automóveis antigos, será realizado em Juiz de Fora entre os dias 20 e 21 de março. A prova, direcionada a veículos fabricados até 1985, terá um trajeto de 290 km, com largada no Salvaterra.
De acordo com o organizador do evento, Henrique Thielmann, trata-se de um rally de regularidade, onde a velocidade não é o diferencial. "Cada equipe, piloto e navegador, recebe uma planilha onde constam as instruções, o tempo e a velocidade a serem respeitados durante todo o trajeto." Ele lembra, inclusive, que a velocidade prevista para a prova é inferior à prevista nas leis de trânsito. O controle será feito por meio de aparelhos de GPS que serão instalados nos veículos.
O objetivo do evento, segundo Thielmann, é promover um encontro de admiradores de automóveis antigos, além de ser uma preparação para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade, que ocorrerá em Juiz de Fora, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto. "Nossa expectativa é mobilizar aproximadamente 40 carros."
No sábado, dia 20, será feita a recepção dos participantes, com a entrega do caderno de bordo e fixação de adesivos nos veículos, os quais passarão por vistoria. Na data, os inscritos participarão de uma palestra de instrução. No domingo, dia 21, ocorre a largada, no Salvaterra. Os participantes seguirão pela estrada União Indústria, passando pelos municípios de Paraibuna, Três Rios, Vassouras, Valença e Rio das Flores. O retorno será feito por Simão Pereira, BR-040, com chegada em Juiz de Fora.
O rally contará com oito categorias: antigos, veteranos, vintage, pós-vintage, pós-guerra, contemporâneos I, contemporâneos II e especiais. Todos os participantes serão premiados com troféus. Além disso, haverá premiação para os três primeiros colocados de cada categoria. O valor da inscrição é de R$ 50 por carro inscrito, sendo permitida a participação de um navegador e piloto. Acompanhantes deverão efetuar o pagamento de R$ 15.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes