Hallack chega em 25? na Copa Pan-Americano de Triathlon e pontua no ranking mundial
Hallack chega em 25º na Copa Pan-Americana de Triathlon e pontua no ranking mundial
Repórter
O triatleta Marcos Hallack comemora sua performance na segunda etapa da Copa Pan-Americana de Triathlon, que ocorreu no último domingo, 4 de abril, em Lima, no Peru. O juizforano chegou em 25º lugar e conseguiu pontuar no ranking mundial da modalidade. O atleta terminou o percurso em 1 hora, 51 minutos e 49 segundos, 5 minutos e 5 segundos, atrás do também brasileiro, Diogo Sclebin, que venceu a prova.
"Consegui melhorar meu resultado em relação à primeira etapa da Copa Pan-Americana e estou muito satisfeito. Foi uma prova difícil, com competidores da Hungria, Rússia e com o time completo dos Estados Unidos. Por ser a minha segunda prova com este nível altíssimo, fiz um bom combate."
Hallack foi o 12º brasileiro melhor colocado na prova e por 15 segundos não ficou entre os dez primeiros. "Estive colado com os brasileiros Kelmerson [Henri Buck] e Mauro [Cavanha Conceição], mas acabei perdendo nos 200 metros finais de corrida." Outro fator negativo foi o nado do triatleta. Hallack perdeu alguns segundos na natação e não conseguiu ficar no primeiro pelotão na etapa do ciclismo. "O segundo pelotão estava menor e não pudemos aproveitar bem o vácuo, já que tínhamos que trabalhar mais para alcançar os outros. De qualquer forma, descontei a diferença na corrida e corri apenas dois minutos a menos que o primeiro colocado."
Outras quatro etapas ainda serão realizadas pela Copa Pan-Americana de Triathlon, sendo uma no México, uma no Canadá e duas nos Estados Unidos. A intenção de Hallack é correr as etapas no Canadá e nos Estados Unidos, que ocorrem em um intervalo de 15 dias, entre 26 de junho e 10 de julho. "As viagens são caras e a condição financeira vai pesar na hora de disputar as provas."
Outro agravante é a disputa do Campeonato Mundial de Triathlon de Longa Distância, na Alemanha, também em junho. "Tive a informação de que a prova teve o percurso aumentado para 4 quilômetros de natação, 130 quilômetros de bicicleta e 30 quilômetros de corrida, o que equivale a mais de seis horas de competição. Isto pode mudar meu foco, já que a preparação exige treinamento diferente."
Hallack está inscrito na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, a ser realizada no próximo domingo, 11 de abril, em Vitória (ES). Cansado com a viagem de volta para Juiz de Fora (o atleta terminou a prova às 16h do domingo, 4, e chegou à cidade às 14h desta segunda-feira, 5), o triatleta prefere não confirmar a participação. "Preciso descansar antes de definir qualquer coisa."
Os textos são revisados por Madalena Fernandes