JF sedia segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Ve?culos Antigos

Por

Quinta-feira, 8 de julho de 2010, atualizada às 11h

JF sedia segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Veículos Antigos

Pablo Cordeiro
*Colaboração

No próximo dia 29 de julho, Juiz de Fora vai sediar, pela primeira vez, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Veículos Antigos. A competição, que reúne carros com no mínimo 30 anos de fabricação, terá ponto de partida e chegada no município, com passagens por Petrópolis, Santos Dumont, Bicas, Rochedo de Minas e São João Nepomuceno. O evento termina no dia 1 de agosto.

O campeonato é realizado anualmente e dividido em quatro etapas, sendo que cada uma soma pontos para a definição do campeão. Na primeira etapa, cem pessoas participaram da exibição, que suporta no máximo 60 carros. Além da competição, um dos objetivos principais do evento é divulgar a cidade e a região, movimentando o turismo e comércio locais. 

Para o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), entidade apoiadora do evento, Henrique Thielmann, a visibilidade de Juiz de Fora é grande neste tipo de reunião de colecionadores de carros antigos. "Participantes de todo o Brasil vêm para a cidade e muitos deles são formadores de opinião. O turismo, o consumo, as lojas e os serviços locais são favorecidos", explica. A expectativa é de que aproximadamente 150 pessoas participem diretamente da etapa, com até 10 mil espectadores nos locais de parada da comitiva. 

O rally conta também com uma categoria especial, da qual fazem parte carros originais fabricados entre 1981 e 1990. Os mesmos poderão participar premiando somente na prova, não contando pontos para o campeonato. No primeiro dia, os competidores seguem para Petrópolis, onde visitarão o Museu Imperial e almoçarão em Araras. No segundo dia, a passagem será por Santos Dumont, com visita e almoço ao Museu de Cabangu, percorrendo, em seguida, várias cidades da Zona da Mata, entre elas Bicas, Rochedo de Minas e São João Nepomuceno.

Para Thielmann, que também é competidor do campeonato, a atividade é um hobby que, independente da premiação, configura como uma grande oportunidade de reunir os amigos e conhecer novas pessoas. "A exposição ou a competição são formas de fazer e encontrar amigos. Não há valores em jogo, no máximo um troféu. A maior recompensa é a amizade."

Inscrições abertas

A idade mínima de 30 anos e a condição de carro original são itens obrigatórios para a participação no campeonato. As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas diretamente no site da FBVA.  

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF