Juiz de Fora recebe os Jogos Pan-americanos Escolares

Por

Juiz de Fora recebe os Jogos Pan-americanos Escolares Nesta terça-feira, 24 de agosto, será realizada a cerimônia de abertura do evento. Antes disso, será feito o desfile da tocha da competição

Aline Furtado
Repórter
23/8/2010

Embora a abertura da primeira edição dos Jogos Pan-americanos Escolares esteja marcada para esta terça-feira, 24 de agosto, algumas delegações já chegaram a Juiz de Fora, e as atividades referentes ao evento tiveram início nesta segunda-feira, dia 23, com a realização do Congresso Técnico.

Os jogos vão reunir aproximadamente 600 atletas, estudantes entre 15 e 17 anos, do Brasil, Colômbia,  Guatemala, Paraguai, Porto Rico e da República Dominicana. As delegações de Porto Rico e República Dominicana já estão na cidade, assim como alguns atletas da Guatemala, do Paraguai e do Brasil. Nesta terça, a cidade recebe, pela manhã, o restante dos atletas.

A estreia das partidas ficará por conta do voleibol feminino, do futebol e do baquete feminino. As duas primeiras modalidades serão disputadas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Já o basquete será disputado no Sport Club de Juiz de Fora. Todas as partidas de estreia estão marcadas para as 9h. A tabela inicial precisou ser modificada devido à desistência por parte da delegação da Bolívia, que não participará da competição, alegando problemas estruturais.

Juiz de Fora será representada nos Jogos por 155 atletas, que farão parte da equipe Brasil 1. A equipe Brasil 2 é formada por equipes que participaram das seletivas nacionais, de acordo com cada Estado.

Espetáculo 

A cerimônia de abertura está marcada para as 20h desta terça-feira, no Estádio Municipal. Segundo informações da assessoria de comunicação dos Jogos, o espetáculo foi estruturado com base nas aberturas de tradicionais eventos esportivos. Na noite, haverá exibição de vídeos e apresentações culturais, as quais estão sendo mantidas em sigilo pela organização. Entre as atrações, a banda Lúdica Música! está confirmada.

O evento deve reunir as delegações; representantes do esporte; autoridades políticas; o mascote dos Jogos, a capivara Puã; além do presidente da International School Sport Federation (ISF), o italiano Andrea Delphin, que vem ao Brasil pela primeira vez. A festa é aberta à comunidade.

Tocha

Antes da cerimônia de abertura, a tocha da competição vai percorrer as ruas da cidade, até o Estádio Municipal. A condução do objeto será revezada por 41 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, sendo estudantes, personalidades, atletas e ex-atletas, além de pessoas com necessidades especiais.

A saída da tocha está prevista para as 14h, no Museu Mariano Procópio, onde o prefeito Custódio Mattos, passará o objeto para as mãos de uma criança. Em seguida, a tocha percorrerá a avenida Brasil, o Viaduto Augusto Franco, a Praça da Estação, o Calçadão da Halfeld, o Parque Halfeld, a avenida Rio Branco, a avenida Independência, a UFJF, até chegar ao Estádio Municipal (ver mapas).

As personalidades que conduzirão a tocha são o prefeito Custódio Mattos; o humorista Pedro Bismark, a diretora da Faculdade de Educação Física da UFJF, Edna Martin; José Carlos Passos (Zé Kodak); a cantora Myllena; o presidente da ISF, Andrea Delphin; o secretário-executivo da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Robson Aguiar, e o secretário da SEL, Renato Miranda. Entre as atletas que conduzirão a tocha estão Ronaldo Mariano, Viviane Anderson, Beatriz Hollanda e Lucas Leite, entre outros.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken