Mais de 60 atletas de JF vão representar a cidade no Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro
Mais de 60 atletas de JF vão representar a cidade no Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro
Repórter
Neste sábado, 2 de abril, 63 atletas, entre 16 e 56 anos, do Brazilian Top Team (BTT), vão representar Juiz de Fora no Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro.
"A competição serve como preparação e parâmetro para campeonatos maiores, como é o caso do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que será realizado no Rio de Janeiro no mês de maio, e para o Campeonato Mundial, marcado para junho na Califórnia", destaca o professor do BTT-JF, Ricardo Marques.
A prova do próximo sábado é uma das cinco etapas do estadual, que são disputadas ao longo do ano. De acordo com Marques, a equipe de Juiz de Fora sempre apresenta boas colocações, ficando entre os cinco primeiros lugares, de um total de 50 equipes participantes. A expectativa para esta fase é que os atletas juiz-foranos conquistem uma das três primeiras colocações gerais. "Os atletas treinam de segunda a sexta-feira, o que garante a eles um bom nível técnico. Mas, ainda assim, o ápice da forma de alguns só será alcançado nas competições maiores."
- Abner Soares é terceiro no Sulamericano de Jiu-jitsu e reclama da arbitragem
- Juizforano prepara-se para competição de jiu-jitsu
O professor explica que nem todos os atletas que participarão do estadual terão a oportunidade de competir no nacional e no mundial. "Infelizmente faltam investimentos. A maioria custeia os próprios gastos com o esporte ou conta com auxílio de amigos e colegas da academia." Entre os nomes que estarão presentes na competição do próximo sábado estão o faixa preta peso leve Leonardo Saggioro, o faixa marrom super pesado Leonardo Machado, o faixa roxa leve Carlos Alberto Makla, o faixa azul médio Fernando Halfeld, além do juvenil pesadíssimo Valdyr Alberto Filho.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken