Jogos Universitários reúnem mil atletas em JF
Jogos Universitários reúnem mil atletas em JF
Repórter
Os Jogos Universitários de Juiz de Fora (JUJF), promovidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), começam nesta sexta-feira, 19 de novembro. A expectativa é de que o evento reúna cerca de mil atletas, representantes de instituições de ensino superior da cidade.
Entre as modalidades que serão disputadas estão futsal, futebol de campo, handebol, basquete, voleibol, natação, atletismo, tênis de campo, tênis de mesa e xadrez, nas categorias individuais e coletivas. As disputas têm início nesta sexta e prosseguem até o dia 28 de novembro (veja a tabela).
De acordo com o coordenador dos jogos, Basileu Rodrigo Tavares, o objetivo é promover o intercâmbio social, cultural e esportivo entre os participantes. "Nossa intenção é que, este ano, o evento se consolide. O ano de 2008 foi de retomada, o de 2009 foi de experiência e 2010 será de confirmação." Os JUJF foram criados na década de 40 e interrompidos nos anos 60.
- Estudantes comemoram vitória nos Jogos Universitários
- Jogos Universitários movimentam dia-a-dia dos estudantes e cumprem com o objetivo de promover o intercâmbio sócio-cultural e desportivo
Este ano, seis entidades estarão representadas nos jogos, a UFJF, o Instituto Metodista Granbery, o Instituto Vianna Júnior, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema), a Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Tavares afirma que a organização aguarda público aproximadamente 140% maior do que no ano passado.
O coordenador destaca, ainda, o crescimento do evento junto às instituições de ensino. "Hoje, temos mais amistosos e maior troca de experiência, o que faz com que o nível do esporte local cresça. Um exemplo disso é a maior participação de atletas locais em jogos de âmbito nacional, além de mais oferta de bolsas pelas entidades." A solenidade de abertura dos jogos está marcada para esta sexta, às 19h30, no Ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken