Tupi é campeão da S?rie D, mas perde o técnico para Volta Redonda
Tupi é campeão brasileiro da Série D, mas perde o técnico para Volta Redonda Elenco chega a Juiz de Fora às 23h desta segunda-feira e se reapresenta nesta terça-feira, 22, às 10h, em Santa Terezinha
*Colaboração
21/11/2011
A tarde de domingo foi de glória para os torcedores e jogadores do Tupi. O time, que precisava apenas de um empate contra o Santa Cruz, venceu por 2 a 0 e viu o Estádio do Arruda, com cerca de 55 mil torcedores, ser calado. Apesar do triunfo, o clube perde o técnico Ricardo Drubsky para o Volta Redonda em 2012.
A primeira baixa no Tupi para o Campeonato Mineiro 2012 é a saída do comandante da equipe. A informação de que Ricardo Drubsky deixaria o Tupi foi confirmada pela diretoria do Volta Redonda. Na noite do último domingo, 20 de novembro, o presidente do clube, Rogério Loureiro afirmou que Drubsky é o novo comandante do Voltaço para o Campeonato Carioca em 2012. No site oficial do clube, o presidente comentou que o técnico foi indicado pelo diretor executivo de futebol, Paulo Carneiro, e chamou a atenção durante o confronto entre a equipe fluminense e mineira na Série D.
O Volta Redonda anunciou a apresentação do treinador para esta quarta-feira, 23 de novembro. A assessoria de imprensa do Tupi afirmou que ainda não havia sido informada sobre a saída do técnico. As definições para 2012 começam nesta terça-feira, 22, quando os jogadores se reapresentam em Santa Terezinha.
- Tupi embarca confiante para a final do Campeonato Brasileiro da Série D
- Tupi vence o Santa Cruz e segue com vantagem para a final no Recife
- Relembre a trajetória do Tupi no Campeonato Brasileiro
O jogo
A final da Série D começou com o Santa Cruz pressionando desde o início. Apesar da pressão, o Tupi conseguia se segurar e o time pernambucano chegava em jogadas individuais, principalmente dos pés de Bismarck, e na base da vontade de seus jogadores. Com uma bela atuação do goleiro Rodrigo, que fez boas defesas, e do zagueiro Wesley Ladeira, a equipe juiz-forana resistiu à pressão inicial. Na segunda metade do primeiro tempo, o Carijó avançou um pouco a marcação, saiu do sufoco, e começou a trocar passes para passar o tempo. A primeira etapa seguiu com lances esporádicos de Tupi e Santa Cruz até o apito de Cleber Welington Abade.
Na volta para o segundo tempo, precisando fazer o resultado, o técnico do Santa Cruz, Zé Teodoro, colocou Ludemar, que já havia dado trabalho no jogo em Juiz de Fora, no lugar de Fernando Gaúcho. O atacante incendiou a partida com boas jogadas em velocidade. Porém, a necessidade de fazer dois gols começou a deixar a zaga do Santa Cruz vulnerável e o Tupi passou a ter espaço para os contra-ataques.
Em uma nova tentativa de mudar o panorama da partida, Zé Teodoro colocou o centroavante Kirus para poder ganhar de cabeça as bolas alçadas na área do Tupi. Mas, pouco tempo depois, no primeiro contra-ataque encaixado pelo Carijó, o lateral Augusto driblou o zagueiro e bateu forte para a defesa do goleiro Tiago Cardoso, assustando o time pernambucano.
O grande nome da parida veio do banco do Tupi. Henrique entrou no lugar de Michel, que saiu machucado, e, aos 34 minutos, em uma de suas primeiras jogadas, ele cruzou a bola e Allan, dentro da área, só empurrou para as redes. O Santa Cruz sentiu o gol sofrido e, dois minutos depois, novamente Henrique fez uma jogada individual e bateu por baixo do goleiro, para fazer 2 a 0 e garantir o título da Série D.
Com o título, o Carijó ganhou destaque nacional e se tornou o único time de Minas Gerais a conquistar um campeonato nacional em 2011. Os jogadores chegam a Juiz de Fora às 23h desta segunda-feira, 21 de novembro.
*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá
Os textos são revisados por Thaísa Hosken