Locais participam da abertura do Campeonato de Triathlon no Rio
Atletas locais participam da abertura do Campeonato de Triathlon no Rio
Repórter
Atletas de Juiz de Fora participam neste domingo, 18 de março, da abertura do Campeonato Estadual de Triathlon do Rio de Janeiro (RJ), no Aterro do Flamengo.
O triatleta Diogo Fiochi, integrante da categoria elite masculina, pretende ficar entre os cinco primeiros colocados da categoria. Para obter o destaque no campeonato, o juiz-forano, que há dois anos participa da disputa, diz que desde dezembro do ano passado vem se preparando.
"Em 2011, foi a minha primeira participação oficial, então, para esse ano quero entrar forte. Para isso, estou treinando intensamente, focando nessa abertura do campeonato, para ficar entre os primeiros", afirma. Segundo Fiochi, ele realizou entre 12 e 15 treinos por semana, que contemplaram de natação, ciclismo e corrida.
- Com vitória, Tupi está mais perto de conquistar uma vaga na final do Mineiro
- UFJF encerra a participação na Superliga, com festa da torcida
- Natação da UFJF abre inscrições para sortear vagas
Outro local que encara o campeonato é Pablo Casadio, que só neste ano já participou de duas provas, uma de duathlon e outra de aquathlon. "Desde o Natal, venho realizando treinos, visando essa prova inicial do Estadual de Triathlon", diz o atleta que já participou do evento outras vezes.
Percurso
"O percurso é sempre o mesmo, então não vai ser uma novidade, mas o fator que mais influência é a temperatura, que deixa o trajeto mais pesado, porém, acredito que no domingo o tempo esteja mais fresco, o que pode ser um facilitador", completa Casadio, que pretende diminuir seu tempo, passando de 1h2m20s, para 1h1m.
Segundo Casadio, o campeonato é muito importante. "É o começo de várias outras etapas do campeonato." A opinião também é compartilhada com Fiochi que ressalta: "o Rio é o Estado mais forte da federação, o que tem mais federados, portanto o nível é bem alto." Os atletas cumprirão 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismos e dez quilômetros de corrida.
Os textos são revisados por Mariana Benicá