Juiz-foranos deixam sedentarismo e suam a camisa no Dia do Desafio

Por

Juiz-foranos deixam sedentarismo e suam a camisa no Dia do Desafio

Juiz-foranos deixam sedentarismo e suam a camisa no Dia do Desafio

Este é o 13º ano que Juiz de Fora participa do evento. Desta vez, o adversário da cidade é o município de Petrópolis

Jorge Júnior
Repórter
30/5/2012

O sedentarismo foi deixado de lado nesta quarta-feira, 30 de maio, Dia do Desafio, em Juiz de Fora. Com o intuito de incentivar a prática esportiva na população e o convívio social, várias atividades foram realizadas no Parque Halfeld.

Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) do município, este é o 13º ano que a cidade participa do evento. Desta vez, o adversário da cidade é o município de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Segundo a chefe do departamento de lazer e exercício físico da SEL, Jaqueline Fam, a expectativa é que a mobilização em 2012 seja maior que no ano anterior. "Há atividades para todo tipo de público. Esperamos que o movimento este ano seja maior, pois as pessoas têm se conscientizado quanto à prática de exercício físico", diz. Em 2011, Juiz de Fora foi campeã, superando a cidade de Santo Domingo Suchitepequez, na Guatemala, com uma vantagem superior a 150 mil participações.

Para participar, o cidadão deve informar que praticou algum exercício físico durante 15 minutos, no mínimo, pelo telefone 0800-283-7533, entre 8h e 20h. Cada participação é registrada e conta pontos para o resultado final da competição. Vence o desafio o município que conseguir mobilizar o maior número de pessoas. A participação é gratuita.

Para a estudante de educação física Gláucia Nunes, que participa pela primeira vez do evento, o Dia do Desafio ajuda na qualidade social do cidadão e também na prática do esporte. "Tudo que é em prol da saúde é muito válido. Com esse evento, as pessoas ficam mais motivadas a se exercitarem e, além disso, elas têm a oportunidade de interagir com outros participantes." Quem concorda é a funcionária de uma academia, Karla Aparecida. "Quem está participando aproveita a oportunidade para interagir com outras pessoas. Também acredito que essa ação promove no indivíduo a vontade de fazer exercícios."

Com tantas ofertas de atividades, como alongamentos, danças, ginástica, kung fu, body combat, kangoo jump, algumas pessoas que estavam inibidas, resolveram levantar do banco e exercitar o corpo. A aposentada Terezinha Guimarães, 64 anos, diz que chegou no Parque Halfeld às 7h. "Fiquei sabendo da programação pelo Sesc e resolvi participar. Já fiz várias atividades e estou gostando muito", afirma a aposentada, em entrevista concedida ao Portal ACESSA.com, às 15h30.

Nos arredores