Equipamentos de ginéstica são instalados na avenida Brasil e em praças

Por

Equipamentos de gin?stica s?o instalados na avenida Brasil e em pra?as
Quinta-feira, 21 de junho de 2012, atualizada às 12h

Equipamentos de ginástica são instalados na avenida Brasil e em praças da cidade

Nathália Carvalho
*Colaboração

Diferentes equipamentos de ginástica, voltados para musculação e alongamento, estão sendo instalados em praças da cidade e ao longo da avenida Brasil, às margens do rio Paraibuna. A ação faz parte do programa Viva + JF, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A inauguração do projeto ocorreu durante a manhã desta quinta-feira, 21 de junho, no primeiro ponto onde os equipamentos foram instalados, na interseção da rua Halfeld com a avenida Brasil.

Primeiramente, as praças dos bairros Bom Pastor, Santa Luzia e Monte Castelo receberão os equipamentos, e, ainda, outros seis conjuntos serão instalados ao longo do Rio Paraibuna: próximo ao Corpo de Bombeiros Militar, à ponte do bairro Santa Terezinha, à rodoviária, ao bairro Industrial, ao Parque de Exposições e ao Demlurb (ver mapas). O investimento foi de R$ 229 mil, incluindo aquisição, instalação e obras complementares.

De acordo com o prefeito Custódio Mattos, o objetivo do programa está relacionado com o incentivo à prática esportiva diária, principalmente para aqueles que já têm o hábito de fazer caminhadas nesses locais. "Estamos oferecendo uma oportunidade de exercício físico de forma gratuita e esperamos que haja um retorno positivo, principalmente com relação à resistência dos equipamentos e adesão das pessoas, para que o projeto cresça na cidade."

O secretário de Esporte e Lazer da PJF, Renato Miranda, explica que serão disponibilizados profissionais de educação física da SEL para atuar nos locais, em horários pré-determinados. "Será um profissional em cada ponto, que fornecerá orientações quanto ao uso adequado de cada equipamento. E priorizamos os horários de atendimento para a manhã e o final da tarde." Em Santa Luzia, onde os equipamentos já foram instalados, as orientações serão às terças e quintas, das 16h às 19h, e às segundas, das 8h às 10h. Na esquina da Halfeld com a Brasil, haverá professores à disposição nas quartas, sextas e sábados, das 8h às 10h. Segundo Miranda, em poucos dias a instalação completa do projeto será concluída.

A dona de casa Mariângela do Carmo, de 55 anos, conta que realiza caminhadas todas as segundas, quartas e sextas ao longo da avenida Brasil. Para ela, os equipamentos devem complementar sua atividade física. "Não tenho condições de pagar uma academia, então vou praticar exercícios nestes locais. Pretendo aproveitar o final da caminhada para isso, mas preciso de orientação porque é difícil usar alguns aparelhos."

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá