Atletas juiz-foranos disputam o Aquathlon no Rio neste domingo
Atletas juiz-foranos disputam o Aquathlon no Rio neste domingo
Os nomes que estarão na disputa pelo ranking são Antonio Ferraz, 16, e Jefferson Ferreira, 25. Já Wantuil Teixeira, 53, estará no páreo, mas de forma avulsa
Repórter
24/02/2016
Três atletas juiz-foranos vão competir na abertura do Estadual de Aquathlon (natação e corrida) no próximo domingo, 28 de fevereiro, na Fortaleza de São João, na Urca, no Rio de Janeiro. Os nomes que estarão na disputa pelas posições do ranking são Antônio Ferraz, 16, e Jefferson Ferreira, 25, ambos treinados pela VidAtiva. Já Wantuil Teixeira, 53, estará no páreo, mas de forma avulsa, por não ser federado. A prova reveza duas modalidades, sendo 2,5 quilômetros de corrida a pé, seguidos de 1.000 metros de natação e mais 2,5 quilômetros de corrida ao final. A largada acontece às 8h, com a competição infantil, que também conta pontos para o Estadual.
Mais jovem dos competidores, Antônio Ferraz começou a disputar em campeonatos de natação, modalidade que pratica há seis anos. Ano passado ele passou a participar de provas comerciais no mar, obtendo bons resultados, conquistando a segunda colocação geral nas provas do Rei e Rainha do Mar e Aquathlon da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro (FTERJ). "Acabei de me federar, pois minha expectativa é ser uns dos primeiros no ranking. Tenho como desafio alcançar visibilidade como atleta de ponta", afirma. O jovem tem preparo diário com duas horas de natação na piscina, uma hora de corrida, além dos treinos funcionais, na represa e alimentação balanceada.
- Abertas as inscrições para o Desafio de Tênis de Mesa
- Torneio de verão de Badminton será realizado neste sábado em Juiz de Fora
Jefferson Ferreira também teve seus primeiros passos como atleta profissional da natação, sendo campeão mineiro nos 100 e 200 metros peito no final de 2014. No último ano ele optou por migrar para o triathlon (corrida, natação e bicicleta) e conquistou a terceira colocação em sua faixa etária no Short Triathlon no All Limits Triathon, em Belo Horizonte, e na categoria 25-29 anos no Short Rio Triathlon, no Rio de Janeiro.
"Me federei também este ano e pretendo participar do ranking do Aquathlon, tendo como objetivo o campeonato nacional da competição que será em Brasília, em maio". Em 2015, o atleta ficou na 10ª posição geral e em primeiro lugar na faixa etária 25-29 na última etapa do circuito carioca do Aquathlon. Ele completa que faz de dois a três treinos por dia, com modalidades natação, bicicleta e corrida, separadas com sessões de treinos, semanalmente.
As inscrições para a prova ainda se encontram abertas e podem ser feitas diretamente no site da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro.Inscrições