T? de "brincation" with me, Bandeira?
Tá de "brincation" with me, Bandeira?
Tudo bem, eu sei que foi uma determinação da Globo, mas pera: esse contrato não era para ter sido olhado desde o início? Se era do conhecimento de todos que havia uma possibilidade legal da TV Globo pressionar o clube a levar a sério o campeonato, por que toda a diretoria vendeu, ao longo de 2015, a ideia de que iria boicotar a competição? Por que não consultou a detentora dos direitos para saber seu posicionamento? Agora, o rubro-negro vira chacota. Sabe por quê? Porque foi o primeiro clube a romper com federação no futebol brasileiro. Liderou um movimento vanguardista. Seu presidente foi até Brasília articular a MP do Futebol com o Poder Público. Porém, tudo isso é jogado fora, quando as vésperas do Estadual, Eduardo Bandeira de Mello admite o que todos sabemos: a Globo manda no futebol!
A sensação que eu tenho é a de que o Flamengo hoje é uma "mulher de malandro". Uma hora cansa de apanhar, conta pras amigas, vai registrar a queixa na delegacia, pede divórcio e saí de casa. Contudo, quando está na frente do ex-marido, diante do juiz que vai sentenciar do futuro dos dois, ela lembra que deixou tudo de lado para viver com ele. Se recorda que não tem dinheiro, qualificação, e que há poucas pessoas ao seu redor para te defender. Diante desse medo do futuro, abre mão e volta correndo para os braços de "seu amor". O final, todos já sabemos....
Sem contar que a Primeira Liga, se vendeu para a mesma Globo, que sempre criticou, por um valor irrisório, quase uma merreca, indo de encontro com todo o discurso feito ao longo dos vários meses em que resolveram bater de frente com a CBF para mostrar sua indignação com o que era feito com o futebol brasileiro.
Tudo isso faz parte de um grande "circo mambembe" de início de ano. O clube mais popular do Brasil, hoje, é motivo de chacota, com todas as razões. Como diria o folclórico Joel Santana: "Tá de brincation with me, cara?"
Matheus Brum nascido e criado em Juiz de Fora, jornalista em formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e desde criança, apaixonado pelo Flamengo e por esportes. Atualmente é escritor do blog "Entre Ternos e Chuteiras", estagiário da Rádio CBN Juiz de Fora e editor e apresentador do programa Mosaico é nascido e criado em Juiz de Fora.