Inverno é tempo de ter mais atenção com os bichinhos

Por

Inverno é tempo de ter mais atenção com os bichinhos

Assim como os seres humanos, cães e gatos precisam ficar protegidos do frio para evitar gripes e dores nos ossos

Marinella Souza
Repórter
Atualizada em
11/07/2019

O inverno chegou e já passou da hora de se prestar atenção nos  animais de estimação. Assim como os seres humanos, cães e gatos precisam de cuidados especiais porque ficam mais expostos aos fatores causadores da gripe.

A veterinária Mara Lúcia Assis dos Santos explica que os cuidados são muito semelhantes àqueles que previnem essas doenças nos humanos. E, caso não sejam tomadas as devidas precauções, uma gripe simples pode evoluir para uma pneumonia. Além disso, o tratamento da gripe é complicado, à base de antibiótico e pode durar cerca de um mês.

"A gripe nos animais se propaga muito rápido, então aqueles animais que já têm mais facilidade de desencadear a doença normalmente merecem uma atenção extra. Principalmente se houver mais animais na casa, porque o vírus passa de um animal para o outro com muita facilidade", comenta.

E não é só a gripe que agride os bichos durante os dias mais frios do ano. "Alguns animais tendem a ter problemas nos ossos e no inverno essas dores se agravam". Como os animais não podem reclamar da dor, é importante observar o comportamento deles e levá-los ao veterinário assim que algum tipo de alteração for observado.

Focinho quente, sinal de alerta

Se perceber que o cachorro está com o focinho quente e seco, fique atento: ele provavelmente está com febre. A febre pode ser causada por diversos motivos, mas durante o inverno é comum alguns cães apresentarem esse sinal por terem contraído gripe canina, que pode ser prevenida com vacinação.

Os sintomas mais comuns, além da febre, são espirros, tosse persistente e, até mesmo, coriza. Por isso, é importante ter cuidados com o cachorro no inverno. Além de levar o cãozinho ao veterinário para um diagnóstico exato, você deve isolá-lo dos demais cães para evitar um possível contágio. Confira abaixo os principais cuidados:

Os cuidados

Para evitar que o cãozinho ou o gatinho sofra nesse inverno, alguns hábitos devem ser modificados. O mais importante deles é o banho. "Tem muita gente que dá banho toda semana. No inverno esse intervalo deve ser maior. A cada 15 dias é o ideal", orienta.

AléOs textos são revisados por Madalena Fernandes