Projeto Leguminhos estimula crianças a h?bitos alimentares saudáveis
Projeto Leguminhos estimula crianças a hábitos alimentares saudáveis
Apaixonada por gastronomia, Kelly Garcia desenhou os 13 personagens que se transformaram em três livros, um DVD e desenho animado
Repórter
20/02/2016
Treze personagens nutritivos pretendem facilitar a vida dos pais na hora de reeducar seus filhos para uma alimentação mais saudável. Nascida em Cataguases, mas criada em Juiz de Fora, a assessora jurídica Kelly Garcia se aventurou em um projeto voltado para hábitos alimentares e meio ambiente sustentável, para crianças e professores, que teve como resultado o lançamento no final de janeiro de três livros e um DVD/CD dos 'Leguminhos – A Turma da Proteção'. O Super Cão - Hans Kelsen e seus amigos, como Tomatito, Abobrito, Mandioquita, Jilozito e os outros surgiram da paixão de Kelly pela gastronomia, um hobby que se tornou motivador para a criação do fantástico mundo dos Leguminhos.
Há três anos ela traçou meta e colocou como desafio criar algo que pudesse motivar as crianças para a mudança de hábitos alimentares. A má alimentação infantil é um dos principais causadores de problemas como obesidade infantil, diabetes, anemia, hipertensão e colesterol alto. "Como convencer uma criança trocar o nuggets, batata frita e cachorro quente por legumes? Isso seria um grande desafio", confessa. Foi a partir daí que ela teve a ideia de dar vida a cada legumes e criar uma identidade e personalidade a partir da história e cultura de cada um deles. Além disso, cada um teria um superpoder especial, como inteligência, força, sagacidade.
- Especialistas opinam sobre exercício físico para crianças e adolescentes
- Brinquedos fora da faixa etária representam risco para crianças, alerta Ipem-MG
O Abobrito, por exemplo, é originariamente do norte do México e sul dos Estados Unidos, no entanto, é mais forte na cultura norte-americana. "Por isso, ele foi referenciado por este país. A cultura de utilização da abóbora é muito forte nas festas de Hallowen e de Ação de Graças com a receita de torta de abóbora do país norte-americano", explica Kelly. Outra personagem supercharmosa é a Bete Beterraba, que mesmo sendo de origem africana, teve sua história enraizada nas terras francesas. "Na época da abolição da escravatura a Inglaterra fechou o Canal da Mancha para a Europa. Napoleão Bonaparte decidiu investir em pesquisar para saber outra matéria-prima para produção do açúcar e descobriu a beterraba. Hoje o país é maior produtor de açúcar de beterraba no mundo".
Outro personagem importante nos quadrinhos é o Super Cão - Hans Kelsen, que faz igual ao 'Popeye' e adquire todas habilidades ao se alimentar dos legumes. "Fiquei com receio dos Leguminhos não chamarem a atenção das crianças, por isso resolvi criar um link entre elas e um animal. Escolhi meu cachorro, que desde pequeno era intolerante a alguns nutrientes, por isso foi acostumado a comer frutas, verduras e legumes. No desenho, quando Hans come cenoura, por exemplo, que é o 'Cenorito', de origem chinesa, passa a dominar as artes marciais. Se ele come uma salada de legumes, fica superpoderoso e pode até voar. Quero que as crianças se identifiquem com o Super Cão e, como ele, ficar com 'super poderes' ao comer a cenoura, chuchu, batata, jiló e outros".
Livros e DVD/CD
A assessora jurídica conta que lançou no mês passado o DVD e CD da turma com 10 músicas animadas e uma vinheta, além dos dois livros com histórias, exercícios educativos sobre alimentação saudável e meio ambiente sustentável e passo a passo de receitas, sendo um para crianças de três a seis anos e outra para faixa etária de sete a 10 anos. O outro é um livro destinado a orientações didáticas com 12 aulas que abordam temas, de forma lúdica, relacionados à nutrição e desnutrição, degradação ambiental, sustentabilidade, equilíbrio ecossistema, osmose, alimento orgânico e agrotóxicos, estatuto da criança e adolescente. Todas as obras passaram por revisão técnica de uma equipe de nutricionistas e médicos da Clínica Metabólica de Belo Horizonte.