Iluminadores conferem um ar de vivacidade ao visual

Por

Iluminadores conferem um ar de vivacidade ao visual Além do iluminador de olhos e boca, é possível usar o produto específico para rosto e bochechas. O indicado é usar cores suaves e pouco brilho

Aline Furtado
Repórter
29/1/2010

Verão é a época em que as pessoas tendem a ficar mais alegres, por se tratar da estação das cores e do sol. E, quando o assunto é maquiagem, que tal lançar mão de um produto para iluminar o visual?

"Existem iluminadores para várias regiões do rosto: testa e maçã, olhos e boca", ensina a maquiadora Liriana Lívia. Mas é preciso tomar alguns cuidados para não exagerar na dose. "Cores fortes e marcadas não estão na moda e o glitter, que fez sucesso tempo atrás, não deve ser usado mais."

Primeiros passos

O primeiro passo é preparar a pele para receber a maquiagem, o que auxilia na fixação dos produtos. É possível usar um fluido de limpeza e, em seguida, aplicar um tônico que atua no fechamento dos poros. Em seguida, no caso de peles normais, deve-se aplicar o primer, produto que dá à pele um aspecto aveludado. Se a pele é oleosa, a indicação é usar o fluido matificante, que atua na absorção da oleosidade.

Após a preparação da pele, deve ser feita a aplicação do corretivo na área dos olhos, principalmente na região inferior. "A dica é usar, antes do corretivo da cor da pele, um outro de tom abaixo, ou seja, um pouco mais claro. Isso confere um efeito ainda mais iluminado." Com relação à textura do corretivo, Liriana explica que não há indicação. "O produto a ser usado deve ser aquele que melhor se adapte à pele." O próximo passo é aplicar uma base em pó, que é mais indicada para o verão, quando a tendência de as pessoas suarem é maior. Para finalizar, deve ser feita a aplicação de pó para tonalizar. Este produto auxilia na fixação da maquiagem.

Região dos olhos

Para cobrir falhas nas sobrancelhas, Liriana ensina a usar um duo de pó. "A combinação das cores é indicada para qualquer tipo de sobrancelha." Segundo a maquiadora, os tons mais claros são indicados para aquelas que não querem um aspecto muito espesso.

Nude é a cor de sombra que tem feito sucesso na estação. "É um tom natural e garante um efeito lindo quando aplicada com o iluminador." Para dar profundidade ao côncavo, pode-se fazer um degradé, aplicando uma tonalidade mais escura para que o efeito seja conseguido. A dica é esfumar a área de encontro dos tons mais claro e mais escuro, a fim de que haja uma mistura e as cores não fiquem muito marcadas.

Iluminador de olhos

O iluminador deve ser aplicado logo abaixo das sobrancelhas, realçando o desenho das mesmas (foto acima à direita). O canto interno dos olhos é outro ponto a receber o produto. Entretanto, a maquiadora dá uma dica. "A aplicação de iluminador no canto interno dos olhos é indicada para mulheres que têm olhos juntos. Aquelas que têm olhos mais separados devem iluminar mais a parte de cima dos olhos." Com relação à textura do iluminador, Liriana explica que pode ser usado tanto em creme quanto em pó. "A cor deve ser clara e sem muito brilho."s

Sobre o delineador, a maquiadora ressalta que o indicado é em lápis, que pode ser esfumado, diferentemente do líquido. "A aplicação do delineador deve ser feita bem próximo à raiz do cílio." Para finalizar, deve-se usar pincel para esfumar. A maquiagem na região dos olhos é finalizada com a aplicação do rímel. "Muito rímel ajuda a abrir o olhar, realçando a região." É possível aplicar rímel branco para aumentar o volume dos cílios, em seguida, o marrom ou o preto para destacar. "O marrom é mais indicado para o dia a dia, já o preto, para a noite." Ao final, pode-se pentear os pelos do cílio para retirar o excesso do rímel aplicado.

Blush e iluminador de blush

O blush deve ser usado apenas para dar vida ao visual. "O correto é aplicar pouco para que o visual não fique marcado." Para garantir brilho às bochechas, deve-se aplicar o iluminador de blush, fazendo o movimento das maçãs do rosto para a têmpora. "Há produtos que dão um efeito bronzeado, ideais para esta época do ano."

Iluminador de rosto

Para iluminar o rosto, a dica é o produto em tom claro, indicado para todas as tonalidades de pele. É possível aplicar o iluminador na área de sustentação dos óculos, logo abaixo dos olhos, além da testa, do nariz e do queixo. "A aplicação logo abaixo dos olhos rejuvenesce. Para quem tem o nariz pequeno, é possível aplicar o iluminador ao longo de todo o nariz." Outra dica dada por Liriana diz respeito às linhas de expressão. "Em locais onde há estes sinais, a aplicação não deve ser feita a fim de evitar marcações. Se as linhas de expressão ficam entre os olhos, o iluminador deve ser aplicado nas laterais da testa."

Batom e iluminador de boca

A dica de cor de batom para a estação é o rosa. Mas antes da aplicação do produto, é possível usar o lápis para contorno dos lábios. "As pessoas devem ficar atentas porque a cor do lápis deve ser a mesma do batom ou do lábio." Para finalizar, deve ser feita a aplicação do iluminador de boca, ou seja, o brilho labial.

Dicas para os olhos

Para aumentar o tamanho dos olhos, a maquiadora ensina usar lápis na raiz inferior dos cílios. "A cor branca pode ser utilizada durante a noite." Além disso, no caso de olhos pequenos e normais, pode ser feito um traço logo abaixo dos olhos, em seguida, o risco deve ser esfumado com o auxílio de um pincel.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes