Atl?tico vence Ipatinga e comemora o 40? Campeonato Mineiro

Por

Segunda-feira, 3 de maio de 2010, atualizada às 12h

Atlético vence Ipatinga e comemora o 40º Campeonato Mineiro

Pablo Cordeiro
*Colaboração

O Galo venceu o Ipatinga por 2 a 0 no último domingo, 2 de maio, e comemorou o seu 40º Campeonato Mineiro. A marca consagra o alvinegro de Belo Horizonte como um dos poucos times do Brasil a reunir essa quantidade de conquistas estaduais. A vitória também tem outro gostinho especial, pois quebrou o tabu de dois anos consecutivos como vice-campeão, além de abrir vantagem de cinco taças sobre a Raposa.

O Galo já vinha embalado desde o primeiro jogo da final, quando venceu o Tigre por 3 a 2. No meio da semana, a confiança da equipe aumentou quando bateu o Santos também por 3 a 2 pela Copa do Brasil. Diante de mais de 60 mil torcedores, a vitória parecia certa, pois, para o Atlético perder o título, o Tigre deveria abrir uma vantagem de dois gols de diferença. Os heróis da decisão foram Diego Tardelli, que abriu o placar aos 25 minutos do segundo tempo, e Marques, aos 43 minutos.

Durante o campeonato, o Atlético conseguiu nove vitórias, sete empates e uma derrota. A equipe marcou 40 gols e sofreu 21. A maior goleada foi contra o Ituiutaba por 6 a 0. Os artilheiros do Galo na competição foram Fabiano Costa, com oito gols, seguido por Obina, com sete, Diego Tardelli e Muriqui, ambos com seis. O Ipatinga alcançou oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Conseguiu marcar 29 gols e sofreu 19. A maior goleada foi contra o Ituiutaba, por 4 a 0. O artilheiro foi Alessandro, com sete gols. O artilheiro do campeonato foi Eraldo, do Democrata, com 11 gols. 

Louros para a torcida

Para Tardelli, a felicidade é imensa no primeiro título do jogador pelo clube. "É uma emoção grande, não tenho palavras. Uma final de campeonato, marcar gols e conquistar o primeiro título pelo Atlético. A gente merecia esse título e fico feliz por compartilhar isso com o nosso torcedor”, declarou ao site oficial do Galo. Como o time não avança sem a torcida, Tardelli também manda seu recado à massa alvinegra. "Já ganhei Libertadores, Brasileiro, mas esse é especial pela forma com que essa torcida me abraçou, me incentivou. Quero agradecer a todos, minha família, meus companheiros e, principalmente, a torcida."

Após a vitória, o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, também saudou os torcedores em sua página de um microblog. "Como é gostoso ser atleticano! Parabéns a todos!" Na comemoração, os jogadores e a comissão técnica desfilou nas ruas de BH em caminhões do Corpo de Bombeiros e cerca de 30 mil torcedores comemoraram na Praça Sete, ao som de um trio elétrico.   

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF
Últimas Notícias