O que homens e mulheres mais admiram um no outro

Por

O que eles e elas querem em um relacionamento?
Amor, sinceridade, carinho, respeito, senso de humor...
Beleza, pelo que parece, conta pouco.

Djenane Pimentel
23/09/04

A psicóloga Ana Stuart fala sobre os relacionamentos nos dias de hoje e o que homens e mulheres mais admiram e esperam uns dos outros

Engana-se quem pensa que, em um relacionamento, homens e mulheres querem coisas completamente diferentes. Hoje em dia, há um certo consenso com relação a algumas características que eles consideram fundamentais: sinceridade, fidelidade, companheirismo, carinho e romantismo.

Em uma enquete realizada pela ACESSA.com, com cinco homens e cinco mulheres de Juiz de Fora, perguntamos: "o que você mais gosta e mais odeia em uma mulher?" (ou em um homem - para as mulheres). Percebeu-se que, nas respostas, poucas vezes as qualidades físicas foram citadas. Atributos como inteligência, decisão, senso de humor, discrição, personalidade, foram campeões nas respostas, para se descrever a mulher e o homem ideais. Mas, então, porque está tão difícil encontrar o par perfeito?

Segundo a psicóloga Ana Stuart, hoje em dia, as pessoas estão com muito medo de se relacionar, ninguém confia em ninguém, e os relacionamentos estão muito descompromissados. "Mas o fato de as respostas serem tão parecidas condiz com a realidade, sim. Quando um homem ou mulher buscam algo mais sério, é evidente que vão querer também segurança e sinceridade", afirma.

À primeira vista
Quando saímos à noite, não são as qualidades interiores, como a honestidade, que vão chamar a atenção da outra pessoa.
De acordo com Ana Stuart, a primeira coisa que um homem nota em uma mulher é, na verdade, a sua sensualidade. "O cheiro, o andar, o modo como joga os cabelos, tudo isso é que vai despertar a atração de um homem. Nesta hora, aparece o lado animal, felino", destaca.

Mas não se desespere. A psicóloga esclarece que, quando os homens citam a sinceridade como qualidade que mais admiram em uma mulher, eles não estão mentindo. "Eles dizem isso, já pensando em um relacionamento mais sério, pois aí sim, essas qualidades são importantes".

Ana dá dicas interessantes também: "homem não gosta de mulher que dá muita certeza a ele. Eles gostam do tipo "na dela", misteriosa.
A curiosidade é que vai fazer com que ele a procure de novo", aposta.

Aí está incluído o sexo
Ainda há uma certa diferença com relação à posição que o sexo ocupa na vida do homem e da mulher. "As mulheres valorizam mais os sentimentos do que o prazer; pensam no dia seguinte. Já o homem está descartando o dia seguinte", afirma a psicóloga.

Na opinião de Ana, a mulher deveria se valorizar mais. "Acho necessário conhecer bem a pessoa com quem está se relacionando, primeiro, para depois entrar na vida sexual. Mesmo que seja somente por segurança".

Ana cita o filme Como perder um homem em dez dias, como exemplo do que as pessoas realmente não querem umas nas outras. O filme conta a história de um casal que se conhece de uma forma muito curiosa: para ganhar uma concorrida campanha publicitária, o profissional aposta que pode conquistar qualquer mulher em 10 dias. Porém, ele escolhe justamente como vítima uma repórter feminista, que está fazendo uma matéria sobre como perder um homem, no mesmo período.

Ela faz o inimaginável para que ele lhe dê o fora, mas ele aje como se estivesse adorando, sempre ali, solícito e sorrindo, no fundo, querendo esganá-la. "Vale a pena assitir. É um filme muito interessante e importante para se pensar: será que eu ajo assim nos meus relacionamentos?". Ana deixa a pergunta. Cabe a você responder.