Milionário é reprovado no vestibular após 27 tentativas e cogita desistir
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Liang Shi, milionário chinês de 56 anos, foi reprovado pela 27ª vez no gaokao, o exame nacional de admissão ao ensino superior na China. Agora, ele pensa em desistir.
Liang tenta a aprovação desde 1983. Ele realizou o exame até que o limite de idade não permitiu mais. Em 2001, quando essa regra caiu, ele voltou a tentar.
O gaokao é considerado um dos exames mais competitivos do mundo e determina se e onde os chineses frequentarão a universidade. Entre os 12,91 milhões de candidatos que fizeram o exame neste mês, menos da metade deve conseguir a aprovação para programas de graduação.
Liang diz que quando se prepara para o exame, estuda das 9h às 22h entre setembro e junho, com uma pausa curta para almoçar. Para passar na Universidade de Sichuan, uma das melhores da China, ele precisa de pelo menos 600 pontos. Em 2018, seu melhor ano, ele fez 469 pontos -o que o classificaria para uma universidade de menor prestígio, mas Shi preferiu continuar tentando.
Liang disse que não tem certeza se prestará o gaokao novamente no próximo ano, por temer não alcançar a pontuação exigida novamente. Apesar disso, Liang diz que "ainda quer ser um intelectual", e que "alcançar essa meta será seu mais importante sucesso".