Chanceler confirma que Egito vai ajudar na saída de brasileiros de Gaza
SÃO PAULO, SP (UOL/FOHLAPRESS) - O chanceler brasileiro Mauro Vieira afirmou que o Egito se comprometeu em ajudar na retirada de cidadãos brasileiros presos na Faixa de Gaza por causa da guerra entre Israel e Hamas.
Mauro Vieira conversou por telefone com Sameh Shoukry, ministro das Relações Exteriores do Egito, para pedir ajuda.
O país africano deve "facilitar a passagem" dos brasileiros em direção a Cairo, de onde eles devem ser resgatados, segundo planejamento do Itamaraty.
A ideia é que os brasileiros tomem um ônibus em direção à fronteira sul da Faixa de Gaza, única saída do enclave palestino que não é controlada por Israel.
Os dois países devem discutir detalhes sobre a documentação e o horário no qual o ônibus passaria pela fronteira. O chanceler não deu uma data para que essa travessia ocorra.
"Conto com o apoio egípcio para isso e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco", disse Ministro Mauro Vieira, em vídeo.
Até o momento, 26 brasileiros pediram ajuda para sair do território palestino. A estimativa do governo é que haja 40 brasileiros na região.
A passagem de Rafah, que deve ser usada para a evacuação, foi bombardeada pelo menos três vezes pelas forças israelenses nos últimos dois dias.