Brasil retira mais 32 pessoas da Faixa de Gaza em meio a intensificação de ataques
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um novo grupo de 32 pessoas formado por cidadãos do Brasil e por familiares próximos deixou a Faixa de Gaza nesta quinta-feira (21) pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, informou o Itamaraty no início da tarde pelo horário de Brasília.
O grupo se encontra no país do norte da África e seria levado até a capital, Cairo, acompanhado por membros da embaixada do Brasil no Egito, em um trajeto normalmente feito em ônibus contratados pela representação diplomática com tempo estimado de 6 horas de viagem.
Trata-se da terceira operação da diplomacia brasileira para resgatar cidadãos do Brasil do território palestino hoje em guerra. Antes, outras duas missões retiraram 48 e 32 cidadãos cada.
Uma vez no Brasil, os repatriados têm recebido apoio do Ministério da Justiça e da Segurança Pública para regular sua situação migratória e acessar serviços e possibilidades de estudo e emprego.
A previsão é de que o novo grupo resgatado nesta quinta-feira chegue ao Brasil no sábado (23), por volta das 8h. Eles serão transportados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira, a FAB, que decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira.
Na aeronave, que tinha como destino o Aeroporto Internacional do Cairo, estava um carregamento de seis toneladas de purificadores de água e kits fotovoltaicos fornecidos pelo governo brasileiro e que serão repassados ao Crescente Vermelho Egípcio, organização responsável por fazer o transporte e a entrega dos insumos de ajuda humanitária que entram em Gaza.