Opositor de Putin, Navalni reaparece em prisão no Ártico após desaparecer

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Desaparecido há 20 dias, o líder da oposição na Rússia, Alexei Navalni, está em uma prisão no Ártico, informou nesta segunda-feira (25) sua porta-voz.

Paradeiro de Navalny era desconhecido desde o dia 5. O sumiço aconteceu no momento em que o presidente Vladimir Putin confirmou que vai tentar a reeleição pela quarta vez.

Principal opositor de Putin está em colônia penal no Ártico russo. "Encontramos Navalny. Ele está na colônia penal número 3, na localidade de Jarp", disse Kira Iarmish na rede X, acrescentando que o opositor "está bem" e que seu advogado visitou-o nesta segunda-feira (25).

Preso desde 2021, Navalni cumpre pena de 19 anos de prisão por "extremismo". Os advogados já esperavam que ele fosse transferido depois de receber uma nova condenação, em agosto. O problema é que, devido ao tamanho do território russo, o processo exige semanas de viagens em comboio, em várias etapas, e as famílias dos prisioneiros ficam sem notícias durante a transferência.

De acordo com o veredito, o opositor tem que cumprir a pena em uma colônia de "regime especial". Nessa categoria, normalmente destinada aos condenados à prisão perpétua, ou aos detentos mais perigosos, as condições de detenção são mais duras.

"Desde o início, ficou claro que as autoridades queriam isolar Alexei, especialmente antes da eleição presidencial [prevista para março de 2024]", disse Ivan Khdanov, colaborador de Navalny, no X.