S?rie MEI: Como controlar seus pagamentos e depender menos de capital de giro
Caros leitores, espero que todos estejam bem! Uma vez transcorrido todo o fluxo de compras e de vendas, continuando nossa série sobre o MEI – Microempreendedor Individual, agora dediquemos atenção ao controle de contas a pagar!
Engana-se quem imagina que controlar as contas a pagar se limita apenas a relacionar os valores que o MEI tem que pagar decorrente de suas compras e despesas, quais já foram pagas e quais ainda estão pendentes de pagamento. A gestão das contas a pagar vai muito além disso!
Com pequenas medidas o MEI pode administrar melhor seus pagamentos para depender menos de capital de giro, reduzindo despesas financeiras e acréscimos com o pagamento de contas em atraso.
Para tanto, apresento algumas dicas que poderão ajudar:
Controle de Contas a Pagar:
Bom, inicialmente, é claro que o MEI deverá ter relacionadas todas as suas contas a pagar, contendo as seguintes informações:
- Nome do fornecedor;
- Tipo de conta a pagar (se compras ou despesas);
- Tipo de documento a ser pago: se boleto, transferência, guia ou conta de consumo;
- Número do documento ou nota fiscal;
- Data de vencimento;
- Valor a pagar;
- Encargos pagos (multa e juros); e
- Data de pagamento.
Através dessas informações o MEI poderá verificar quais contas terá que pagar e em quais datas.
Mas agora, de posse desse controle, como gerenciar seus pagamentos de forma a depender menos de capital de giro? A resposta é simples! Deve criar um Fluxo de Caixa!
Fluxo de Caixa:
O Fluxo de caixa é o confronto entre os valores a receber e os valores a pagar em determinado período, demonstrando assim a disponibilidade futura de caixa (recurso financeiro) para utilização nas atividades da empresa.
Assim, o MEI deverá elaborar o seu Fluxo de Caixa totalizando, dia a dia, os valores que terá a receber e os valores que terá a pagar.
Através dele será possível verificar em quais dias terá maior fluxo de recebimentos e em quais terá maior fluxo de pagamentos, podendo agir positivamente para “adequar” datas de pagamento ou para escolher o melhor momento de realizar uma compra ou contrair uma despesa de forma que o seu vencimento “caia” em uma data que possui valores a receber suficientes para honrar com os seus compromissos.
Desta forma, o Fluxo de Caixa se monstra como uma excelente ferramenta que permite ao MEI planejar suas compras e vencimentos de forma que possua recursos suficientes na data de pagamento, reduzindo assim a necessidade de recorrer a linhas de capital de giro.
Lembrando que o seu sucesso depende de uma combinação de fatores. Assim é preciso dedicar atenção a todas as áreas do seu negócio!
Gostou desse assunto? Então compartilhe essa informação importante e fique ligado! Nossa série não termina aqui. Trarei muito mais conteúdo para contribuir com o crescimento do seu negócio.
Um abraço e até a próxima!