A importência de trabalhar a Consciência Alimentar dentro das empresas
A importância de trabalhar a Consciência Alimentar dentro das empresas
Olá internautas! Pensando em trazer temas diversificado para esta Coluna de Negócios, entrevistei uma nutricionista para falar um pouco sobre a importância de trabalhar a Consciência Alimentar nas empresas. Você, empresário que nos acompanha sabe como anda a saúde dos seus colaboradores?
Veja a seguir algumas perguntas que fiz para a Anna Karla Lopes Coimbra que é nutricionista graduada pela UFJF, especialista em saúde do adulto com ênfase em doenças crônicas pelo HU/UFJF e graduanda em nutrição esportiva funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul/RJ.
- Por que trabalhar a educação alimentar dentro das empresas?
A educação nutricional deve ser praticada dentro das empresas a fim de melhorar a qualidade de vida tanto física quanto mental dos trabalhadores. Essa prática tem como objetivo valorizar a alimentação saudável e promover mudanças na alimentação, alterando hábitos alimentares inadequados.
Através da informação os trabalhadores e seus familiares podem ter acesso a uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada.
- Qual o benefício de se trabalhar este assunto nas empresas?
Tendo em vista que a prevalência de obesidade e sobrepeso aumenta na população brasileira e mundial, assim como o número de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), o ambiente de trabalho pode ser um local para aconselhar mudanças necessárias de readequação dos hábitos alimentares.
A obesidade e o sobrepeso são portas de entrada para DCNT e o cenário moderno é um potente estímulo para tais comorbidades e isso vem impactando a saúde e a economia no mundo todo, visto o potencial negativo de comprometer a saúde dos indivíduos (sequelas, incapacidades e até a morte). O SESI -Serviço Social da Indústria, no texto publicado em abril de 2019 ¨Doenças crônicas não transmissíveis e o impacto na saúde e economia estima de acordo com os dados mundiais, perdas associadas às DCNT podendo chegar a U$ 47 trilhões no período de 2011 a 2030.
- De que forma as empresas podem levar este assunto para os seus colaboradores?
As organizações públicas e privadas podem atuar para minimizar e prevenir estas situações mencionadas inserindo programas que visam a melhora da qualidade de vida de trabalhadores. As organizações devem conhecer melhor seus funcionários e ao garantir uma alimentação saudável traz benefícios não só para o empregado como também para o empregador. A realização de eventos e palestras sobre o assunto no ambiente de trabalho pode ser o primeiro passo para iniciar um Programa de Consciência Alimentar dentro das empresas.
Espero que tenham gostado do assunto e fiquem à vontade para sugerir novos temas! Abraços e até a próxima coluna!