Redução do IPI incentiva compra de automóveis na cidade
Juiz de Fora registra recorde em vendas de automóveisRedução do IPI foi a grande responsável pelo movimento
nas concessionárias no mês de junho
Repórter
2/7/2009
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) foram vendidas 289.792 veículos no mês de junho no Brasil, número que bateu o recorde de vendas anterior, que havia sido de 272.964 no mês de julho de 2008. Juiz de Fora segue o mesmo caminho.
Segundo a gerente de negócios de uma revendedora da cidade, Neuza Cristina Bordonal, somente em junho de 2009 foram emplacadas 1.046 unidades automotoras na cidade. Ainda de acordo com Neuza, o número normal de emplacamentos varia de 500 a 800 por mês.
A gerente atribui esse aumento à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que provocou uma queda significativa nos preços dos veículos. "Para se ter uma ideia, até a redução o mês em que aconteceu o maior número de vendas havia sido março, com 149 emplacamentos", compara.
O economista Geraldo Lopes afirma que a hora é mesmo boa para as compras desses produtos, mas é preciso ter cautela. "Deve-se ter cuidado com os prazos. O que está acontecendo é que as pessoas só estão vendo o juros hoje, não pensam a longo prazo". Para Lopes, fazer prestações muito longas pode ser um grande risco. "E se nesse período o país passa por uma nova recessão e os juros vão lá em cima novamente?" - pondera.