Sobe-e-desce na Bolsa de Valores deixa os investidores inseguros e fica dif?cil definir o valor das a?es

Por

Sexta-feira, dia 17 de outubro de 2008, atualizada às 16h18

Sobe-e-desce na Bolsa de Valores deixa os investidores inseguros e fica difícil definir o valor das ações

Daniele Gruppi
Repórter
Madalena Fernandes

Clima de medo e incerteza domina o mercado financeiro. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) chegou a acumular alta de quase 5% na tarde desta sexta-feira, 17 de outubro, mas acabou fechando em baixa. O sobe-e-desce deixa os investidores inseguros e fica difícil definir o valor das ações na Bolsa de Valores.

O economista Fernando Agra afirma que a volatilidade da Bolsa de Valores tende a continuar. Entretanto, o especialista acredita mais numa recuperação do que em novas quedas.

O especialista explica que em maio, a Bolsa atingiu pico de pontuação, ultrapassando os 70 mil pontos. No momento, está batendo os 36 mil pontos. "Houve uma queda de mais de 50%, a recuperação leva tempo."

Para Agra, o momento pode ser bom para comprar ações. "Quem quer entrar no mercado ou tem pouca ação, vale o investimento. Para aqueles que já têm uma boa quantidade, é bom esperar. Quem está dentro do mercado financeiro só deve sair se estiver precisando do dinheiro." O especialista lembra que se trata de uma aplicação de risco.

Já o economista José Jamil Adum acha melhor esperar o mercado acalmar para investir em ações. "Não sabemos até que ponto a bolsa pode cair." Se há exageros em relação ao mercado, Jamil diz que sempre há especulações.