Orqu?deas despertam interesse de diferentes segmentos de mercado
Orquídeas despertam interesse de diferentes segmentosBeleza, cores e formas das plantas atraem pessoas de todas as idades
Repórter
29/8/2009
Elas chamam atenção pela beleza, pelas cores marcantes e pelas formas. As orquídeas são conhecidas como uma das plantas ornamentais mais utilizadas em todo o mundo. Em Juiz de Fora é possível identificar dois segmentos de mercado para a planta: as floriculturas e os colecionadores.
As floriculturas são consideradas pontos específicos de venda, principalmente de plantas híbridas, ou seja, originadas por meio de cruzamentos naturais ou a partir da intervenção humana. "Elas são muito procuradas por serem vistosas. As híbridas são utilizadas como presentes e enfeites e na confecção de buquês de noivas. Isso porque despertam a atenção devido às suas cores e formas", destaca o presidente do Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora, César Cherem.
Um outro mercado é o de orquidófilos, os colecionadores, que buscam plantas exclusivas e exóticas, que, de modo geral, são encontradas em feiras e diretamente com produtores.
Para Cherem, embora Juiz de Fora conte com cerca de 70 associados ao Círculo Orquidófilo, além de apreciadores que não têm ligação com o grupo, a cidade, que oferece um clima favorável ao cultivo de orquídeas, ainda é considerada um mercado a expandir. “Em termos de produção, Juiz de Fora ainda está começando.”
A cidade não conta com produtores que têm nas orquídeas fonte exclusiva de renda, embora as plantas sejam expostas e até comercializadas em feiras e exposições realizadas em várias regiões do país.
A procura por orquídeas é grande devido à beleza, que desperta a atenção de homens e mulheres de todas as idades, independentemente do nível social. "As vendas são muito positivas e é possível verificar o interesse dos juizforanos a partir da realização de exposições, quando chegamos a contabilizar uma média de seis mil visitantes", afirma um dos membros do Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora, Gilberto Bisaggio. Os preços das orquídeas variam de R$ 10 a R$ 12 mil.