Consumidores residenciais vão pagar menos pela conta de luz

Por

Terça-feira, 6 de abril de 2010, atualizada às 18h

Consumidores residenciais vão pagar menos pela conta de luz

Aline Furtado
Repórter

Os consumidores residenciais vão pagar menos pela conta de luz. As novas tarifas a serem aplicadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram aprovadas nesta terça-feira, 6 de abril, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e entram em vigor na próxima quinta-feira, dia 8. Segundo informações da Cemig, a variação só deverá ser percebida pelo consumidor a partir da fatura do mês de maio.

A Aneel autorizou redução de 0,05% para mais de 3,2 milhões de consumidores residenciais. Já os 2,4 milhões de clientes classificados como residencial baixa renda serão reajustados negativamente em 5,18%. Para os demais consumidores, de média e de alta tensão, onde estão incluídos indústrias, comércio, serviços, entre outros, o impacto médio do reajuste será positivo em 6,16%. Na média geral, o impacto do reajuste a todas as classes consumidoras será de 1,73%.

Para conceder o reajuste, a Aneel considerou a variação de 1,9% do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) nos últimos 12 meses. O fator que mais contribuiu, no entanto, para a redução da tarifa foi a compra de energia produzida pela hidrelétrica de Itaipu, que é cotada em dólar. Nos últimos 12 meses, a cotação do dólar caiu de R$ 2,25 para R$ 1,78.

No ano passado, o reajuste definido pela Aneel aos consumidores residenciais da Cemig foi de 4,87%. Para os demais consumidores, o reajuste médio foi de 9,42%. Na média geral, o aumento verificado foi de 6,21%. A Cemig atende a 6,9 milhões unidades consumidoras em 774 municípios de Minas Gerais.