Consumidores devem imprimir carn? do IPTU caso o pagamento seja é vista

Por

Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016, atualizada às 11h53

Consumidores devem imprimir carnê do IPTU caso o pagamento seja à vista

Em virtude do atraso nas impressões dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2016, o que vem provocando a demora na distribuição pelos Correios, os consumidores que optarem pelo pagamento à vista do tributo devem imprimir a cobrança no site da PJF, através deste link, no campo "2ª VIA DO IPTU". Em ambos os casos, é necessário que o contribuinte tenha em mãos o número da inscrição imobiliária (que consta nos carnês de anos anteriores) e é válida tanto para o carnê de pagamento a vista quanto parcelado.

O novo prazo dado pela gráfica para na finalização das impressões e de entrega pelos Correios está previsto para o próximo dia 5 de fevereiro.

Descontos

Até 15 de fevereiro, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá 8% de desconto sobre o valor total do imposto. Caso existam débitos relacionados à inscrição imobiliária do imóvel, o desconto à vista será de 5%. Para quem optar por parcelar o tributo em dez vezes, a primeira parcela terá vencimento em 10 de março, e as demais nos dias 10 dos meses subsequentes, até dezembro.

O IPTU 2016 poderá ser pago nas agências bancárias credenciadas (conforme consta no próprio carnê) ou nas lotéricas, que só receberão valores de até R$ 2.000,00.

Multas por atraso

No caso de atraso de até 15 dias no pagamento, a multa é de 2% sob o valor total do imposto; de 16 a 30 dias, 4%; de 31 a 45 dias, 8%; acima de 45 dias, 15%. Para os que estiverem em débito na Dívida Ativa (DA), a multa é de 20%.

Além disso, o contribuinte que deixar de pagar o imposto terá o débito inscrito em Dívida Ativa no ano seguinte, com multa de mora de 20% e juros de mora de 1% ao mês, podendo ser cobrado judicialmente (execução fiscal) ou extrajudicialmente (protesto em cartório).

Endereços do Espaço Cidadão JF e dos centros regionais:

- Espaço Cidadão JF (Avenida Barão do Rio Branco, 2.234, Centro, Parque Halfeld);

- Centro Regional Sul (Rua Porto das Flores, 270, Santa Luzia);

- Centro Regional Norte (Rua Inês Garcia, 357, Benfica);

- Centro Regional Oeste (Avenida Presidente Costa e Silva, 1.800, São Pedro);

- Centro Regional Nordeste (Avenida Juiz de Fora, 92, Grama)

Com informações da PJF.